Além de fortalecer os laços entre Brasil e China, a ideia da parceria é promover intercâmbio de inovações, pesquisas e projetos educacionais adotados pelas duas instituições.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Os planetários do Rio de Janeiro e de Pequim vão trocar experiências e programas sobre astronomia. O acordo de colaboração e intercâmbio foi assinado pelo presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli, e o cônsul comercial da República da China no Rio, Xu Yuansheng, durante o tradicional Festival da Lua, comemorado na sexta-feira, no Planetário do Rio, na Gávea.
Além de fortalecer os laços entre Brasil e China, a ideia da parceria é promover intercâmbio de inovações, pesquisas e projetos educacionais adotados pelas duas instituições.
Em outubro, o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, embarca para Pequim, ao lado de Renan Uccelli, para conhecer o planetário da capital chinesa e acertar detalhes da cooperação entre os dois países.
– A parceria nos permitirá trocar experiências e saberes com a China. E mais importante: possibilitará ampliarmos os nossos programas educativos sobre essa ciência tão importante como a astronomia – lembrou Everton Gomes.
Planetário do Rio
De acordo com Renan Uccelli, por meio da troca de informações com os chineses será possível enriquecer a experiência dos visitantes do Planetário do Rio. Durante o Festival da Lua, promovido pelo Planetário do Rio em parceria com o Instituto Confucius, da PUC-Rio, e a Associação de Arte e Cultura Riomont, houve apresentações de danças folclóricas chinesas, canto e percussão, além de demonstração de kung fu e tai chi chuan.
Os convidados puderam assistir, na cúpula Carl Sagan, uma belíssima projeção em 360 graus do céu do Rio de Janeiro. No encerramento do evento, integrantes da escola de samba Estácio de Sá brindaram o público com apresentação de bateria e passistas.
Naves do Conhecimento
A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), por meio das Naves do Conhecimento, abriu inscrições para mais de 3.900 vagas em diversos cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e empreendedorismo. Os cursos serão realizados presencialmente. Palestras, workshops e oficinas também fazem parte da programação disponível para o mês de outubro.
Entre os temas oferecidos pelas Naves, estão Criação de Game, Digitação em prática, Técnicas para entrevista de emprego, Edição de vídeo com LightWorks, Excel, Contabilidade, Informática Básica Sênior, Fotografia com Celular, Informática Kids, Desenvolvimento de Games, Marketing Digital, dentre outros.
– É possível empoderar indivíduos e permitir que eles sonhem com uma vida melhor. As Naves cumprem esse papel por meio dos programas de formação profissional gratuitos que geram oportunidades de crescimento e conquistas para a população – afirmou Tatiana Roque, secretária municipal de Ciência e Tecnologia.
Para ter acesso ao cronograma completo das atividades e fazer a inscrição, basta acessar o site das Naves do Conhecimento.