Rio de Janeiro, 10 de Novembro de 2024

Pesquisa mostra a influência dos filtros de IA na percepção estética

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Quarta, 30 de Outubro de 2024 às 13:04, por: CdB

A pesquisa é a primeira a evidenciar que o uso de IA para modificar sorrisos durante conversas pode afetar diretamente as suposições que as pessoas têm sobre os interesses sociais, afetando suas próprias atitudes e até mesmo sentimentos românticos.

Por Redação, com Byte – de Brasília

Uma pesquisa recente, feita pela Universidade de Glasgow e publicada no Proceedings of the Nacional Academy of Sciences, utilizou a inteligência artificial (IA) para criar alterações aparentes em tempo real, para analisar os interesses sociais que impactam o começo do interesse romântico.

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Os filtros aplicados pelos cientistas se assemelhavam aos presentes em aplicativos de mídia social

A pesquisa é a primeira a evidenciar que o uso de IA para modificar sorrisos durante conversas pode afetar diretamente as suposições que as pessoas têm sobre os interesses sociais, afetando suas próprias atitudes e até mesmo sentimentos românticos.

Modificando sorrisos com IA

Os pesquisadores solicitaram aos voluntários que participassem de uma sequência de sessões de speed-dating via videoconferência para conduzir a pesquisa. Durante cada reunião, a equipe empregou alterações moderadas de inteligência artificial para alinhar ou desalinhar os sorrisos dos participantes, intensificando ou suavizando sua expressão de felicidade em tempo real.

Os filtros aplicados pelos cientistas se assemelhavam aos presentes em aplicativos de mídia social como Instagram ou TikTok, porém eram extremamente realistas e não eram evidentes para os participantes da pesquisa.

Os pesquisadores notaram que, mesmo com os participantes totalmente alheios à transformação de seus rostos, alinharam os sorrisos deles e potencializaram a atração romântica que sentiam um pelo outro, em contraste com situações onde seus sorrisos não estavam harmonizados.

Curiosamente, mesmo que os participantes não observassem suas próprias mudanças visuais, as mudanças em seus rostos ainda influenciavam suas classificações de atração por meio de ciclos de feedback.

O impacto desses sorrisos gerados por IA foi tão intenso que influenciou também as reações dos participantes, afetando seu comportamento vocal e sua vontade de reproduzir as expressões. Os participantes também acharam que o outro indivíduo se sentiu mais atraído por eles quando os pesquisadores intensificaram os sorrisos no rosto de seu parceiro de relacionamento.

Pablo Arias-Sarah, principal autor do estudo da Escola de Psicologia e Neurociência da Universidade de Glasgow, afirmou: “De uma perspectiva ética, este estudo nos permite levantar questões éticas interessantes. Nos próximos anos, parece inevitável que filtros de rosto e voz baseados em IA se tornem cada vez mais realistas e prevalentes nas mídias sociais. No entanto, permanece em grande parte desconhecido como essas tecnologias podem influenciar o comportamento social dos usuários.”

Ao final do experimento, todos os participantes foram claramente notificados de que seus rostos foram modificados por meio de filtros de IA e alertados sobre o possível impacto que tais mudanças podem ter causado nas interações.

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