O crescimento no dominante setor de serviços do Reino Unido desacelerou em agosto, e as expectativas empresariais caíram aos níveis mais baixos em mais de três anos.
Por Redação, com Reuters - de Londres:
A economia britânica está em sério risco de entrar em sua primeira recessão desde a crise financeira, à medida que a confiança empresarial diminui na esteira da crise do Brexit, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira.
O crescimento no dominante setor de serviços do Reino Unido desacelerou em agosto, e as expectativas empresariais caíram aos níveis mais baixos em mais de três anos, de acordo com o índice de gerentes de compras (PMI) para o setor de serviços IHS Markit/CIPS.
O índice caiu para 50,6, de 51,4 em julho —pouco acima da barreira dos 50, que separa crescimento e contração. Uma pesquisa da Reuters com economistas apontou uma leitura de 51,0.
A pesquisa provavelmente aumentará as dúvidas sobre a capacidade do Reino Unido de se recuperar de uma contração econômica no segundo trimestre, quando uma ressaca do salto dos estoques antes do prazo original do Brexit, em março, golpeou a produção.
O IHS Markit informou ainda que a economia em geral parece a caminho de recuar novamente no período de julho a setembro, a uma taxa trimestral de 0,1% —resultado que anunciaria oficialmente uma recessão.
Na noite de terça-feira, o Parlamento britânico aprovou uma moção de urgência para a votação de um projeto de lei que pretende impedir que a saída do Reino Unido da União Europeia aconteça sem um acordo de transição.