Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Passageiro é detido após ameaçar voo da Azul com falsa bomba

Um passageiro foi detido após ameaçar um voo da Azul com uma falsa bomba no Aeroporto Internacional de Belém. Entenda o que aconteceu e as medidas de segurança adotadas.

Sábado, 27 de Setembro de 2025 às 16:44, por: CdB

Segundo a corporação, o homem informou à tripulação que transportava o artefato em uma caixa. Ele foi retirado do avião e detido na área de embarque e, então, levado à delegacia da PF instalada no aeroporto, onde prestou depoimento.

Por Redação, com Reuters – de Belém

Um voo da Azul Linhas Aéreas que partiria da capital paraense com destino a Marabá, no sudeste do Estado, foi cancelado na véspera após um passageiro afirmar que carregava uma bomba a bordo da aeronave no Aeroporto Internacional de Belém. A ameaça levou à ativação imediata de protocolos de segurança e mobilizou equipes da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA) e da Polícia Federal (PF).

Passageiro é detido após ameaçar voo da Azul com falsa bomba | O avião da Azul ficou em solo, após a ameaça de bomba
O avião da Azul ficou em solo, após a ameaça de bomba

Segundo a corporação, o homem informou à tripulação que transportava o artefato em uma caixa. Ele foi retirado do avião e detido na área de embarque e, então, levado à delegacia da PF instalada no aeroporto, onde prestou depoimento. Após a inspeção da aeronave, as autoridades descartaram a presença de explosivos. O incidente ocorreu a bordo de um Airbus A320neo, de matrículaPR-YYC, que realizaria o voo AD-4460.

Em nota, a concessionária que administra o aeroporto informou que foi acionado o plano de contingência previsto para esse tipo de situação e que as demais operações seguiram normalmente, sem atrasos nos pousos e decolagens.

 

Transtornos

A Azul Linhas Aéreas confirmou o cancelamento do voo por medida preventiva de segurança. A empresa destacou que os passageiros afetados serão realocado sem um voo extra programado para este sábado. A companhia também afirmou que lamenta os transtornos e reforçou que decisões desse tipo são essenciais para garantir a segurança das operações.

Casos de falsas ameaças em aeroportos brasileiros têm levado a interrupções e reforços de protocolos de segurança nos últimos anos. A PF informou que continua a investigar a conduta do passageiro, que poderá responder por crime de falsa comunicação e atentado contra a segurança do transporte aéreo.

Edições digital e impressa