Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Operação encontra mercadorias enterradas nas areias da praia de Copacabana

Arquivado em:
Sexta, 03 de Maio de 2024 às 15:32, por: CdB

A ação visa também deixar a orla mais limpa e ordenada para o show da cantora Madonna, que será realizado neste sábado. Foram encontrados 70 cocos, 32 garrafas de água, além de panelas, uma frigideira e uma grande estrutura metálica.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou, na madrugada desta sexta-feira, em Copacabana, a Operação Tatuí, que tem como objetivo encontrar mercadorias e produtos enterrados e escondidos na areia ou deixados irregularmente na praia.

operacao-1.jpeg
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou, na madrugada desta sexta-feira, em Copacabana, a Operação Tatuí

A ação visa também deixar a orla mais limpa e ordenada para o show da cantora Madonna, que será realizado neste sábado. Foram encontrados 70 cocos, 32 garrafas de água, além de panelas, uma frigideira e uma grande estrutura metálica. Também foram removidas cerca de quatro toneladas de resíduos.

– A gente vem fazendo frequentemente ações nas areias das praias, especialmente também durante a madrugada, justamente para desobstruir o espaço público, não permitir que as pessoas se utilizem da praia como depósito. Desta forma, realizamos nesta última madrugada essa primeira grande Operação Tatuí com foco na preparação para o show da Madonna. Mas é uma operação que a gente costuma fazer constantemente e a gente costuma apreender mercadorias, alimentos acondicionados de forma ilegal, sempre com foco no ordenamento urbano. A gente repete essa operação até o show da Madonna, nessa madrugada que vai vir, e a gente espera que as pessoas também contribuam e não se utilizem das areias da praia como depósito público – explicou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

A operação contou com cerca de 50 agentes e teve apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Comlurb.

Procon Carioca

Por conta do número de consumidores que frequentarão os quiosques das praias cariocas antes, durante e depois do show da cantora Madonna, marcado para este sábado, em Copacabana, o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Carioca fez uma série de recomendações à Orla Rio, empresa responsável pela operação e manutenção dos quiosques localizados nas praias da cidade. O objetivo é reforçar as orientações para que todo o comércio ofereça seus serviços e produtos de acordo com o que determina o Código de Defesa do Consumidor e demais legislações, com a finalidade de garantir que o consumidor não seja lesado ou exposto a riscos à saúde ou à segurança.

O Procon Carioca ressalta que é necessário que os fornecedores mantenham seus estabelecimentos com os documentos, como o Alvará de Funcionamento e o Licenciamento Sanitário, devidamente atualizados.

Os quiosques devem disponibilizar ainda informações claras e adequadas sobre os produtos ou os serviços comercializados e os preços. Também devem seguir as normas de armazenamento e manipulação, respeitando as regras sanitárias e os prazos de validade, além da higiene da área interna e externa do estabelecimento, bem como dos banheiros, cuja utilização não deve ser cobrada dos clientes. A emissão de nota fiscal é obrigatória, além do cumprimento das regras de atendimento preferencial.

A assessora-chefe do Procon Carioca, Renata Ruback, alerta os consumidores para questões consideradas violações às leis consumeristas:

– A estipulação de consumação mínima, por exemplo, é proibida. Tal postura configura venda casada – informa Renata Ruback.

O Procon Carioca destaca ainda, para quem utilizar os serviços do comércio em geral, que situações são ou não permitidas:

É permitida a diferenciação de preço de acordo com o meio de pagamento, desde que o valor adicional ou o percentual seja informado previamente de forma clara e ostensiva.

É permitida a cobrança de taxa de serviço, desde que seja previamente informada ao consumidor, que poderá escolher pagar ou não.

É permitida a cobrança de couvert artístico, mas deve ser previamente informado ao consumidor que haverá a apresentação e o valor a ser pago.

Promoções são permitidas, mas o consumidor deve ser informado sobre a quantidade, o valor, as condições, regras e demais informações, para evitar que seja levado a erro, o que caracterizaria publicidade enganosa.

Não é permitida cobrança de multa por perda de comanda, uma vez que cabe ao estabelecimento realizar o controle do que foi consumido.

Não é permitida cobrança de taxa de desperdício, já que é considerada uma prática abusiva.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias basta procurar os canais de atendimento do Procon Carioca:

Portal: proconcarioca.prefeitura.rio

Instagram @proconcariocaoficial

Facebook /Twitter: @proconcarioca

Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo