Investigação interna da ONU sobre acusações de envolvidos nos ataques do 7 de outubro no sul de Israel concluiu pela demissão de nove funcionários em Gaza da UNRWA, agência de assistência a palestinos no Oriente Médio. A notícia foi distribuída hoje pelo portavoz do secretário-geral da ONU.
Por Rui Martins com ONU
Após investigações, serão demitidos funcionários da UNRWA envolvidos nos ataques a Israel do 7 de outubro
O Gabinete de Serviços de Supervisão Interna (OIOS), encarregado de investigações dentro dos órgãos da ONU, concluiu sua investigação sobre 19 funcionários de área da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina no Médio Oriente (UNRWA), relativamente a alegações do seu envolvimento nos ataques armados de 7 de Outubro de 2023 no sul de Israel.
O OIOS acaba de divulgar suas conclusões em relação a cada um dos 19 funcionários da UNRWA alegadamente envolvidos nos ataques.
Num caso, nenhuma prova foi obtida pela OIOS para apoiar as alegações do envolvimento do funcionário, enquanto em outros nove casos, as provas obtidas pela OIOS foram insuficientes para apoiar o envolvimento dos funcionários. No que diz respeito a estes dez casos, serão tomadas medidas apropriadas oportunamente, em conformidade com os Regulamentos e Regras da UNRWA.
No que diz respeito aos restantes nove casos, as provas obtidas pela OIOS indicaram que os membros do pessoal da UNRWA podem ter estado envolvidos nos ataques armados de 7 de outubro de 2023. O emprego destes indivíduos será rescindido no interesse da Agência.
Por Rui Martins com ONU