Voltado para jovens de 16 a 29 anos, o projeto Atitude Jovem os engaja em práticas sustentáveis e voluntariado, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS), da ONU.
Por Redação – do Rio de Janeiro
Projeto premiado Atitude Jovem cria hubs regionais de voluntariado juvenil ambiental no Brasil para transformar a próxima geração de ativistas ambientais. O próximo mutirão de plantio de árvores acontece em no 3 de junho, na Floresta da Tijuca, na Semana do Meio Ambiente.

Depois da ação no Dia da Mata Atlântica, o projeto Atitude Jovem, idealizado pela ONG Argilando, promoverá, na próxima terça-feira, mais um mutirão de plantio na Floresta da Tijuca, no Rio, como parte da jornada formativa vivenciada pelos participantes. As atividades acontecem em celebração à Semana do Meio Ambiente, e contará com a participação dos alunos do Colégio Estadual Jornalista Maurício Azedo – Intercultural Brasil-Índia, no Caju. A iniciativa busca incentivar o engajamento ambiental por meio da vivência prática em prol da restauração de um dos biomas mais importantes do país.
Voltado para jovens de 16 a 29 anos, o projeto Atitude Jovem os engaja em práticas sustentáveis e voluntariado, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS), da ONU. Atualmente, o Atitude Jovem conta com mais de 400 jovens participantes, distribuídos em hubs localizados nas regiões Norte e Sudeste do Brasil, com o objetivo de formar voluntários ambientalistas ativos em suas comunidades no enfrentamento dos desafios climáticos. A Argilando já traçou o plano de expansão do Atitude Jovem, que alcançará as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul do Brasil em 2026.
O Atitude Jovem ganhou novo impulso após conquistar o primeiro lugar no Americas Climate Action Grant, promovido pela HCLTech, ao concorrer com organizações de todas as Américas. O projeto está ao lado da HCLTech, uma empresa global de tecnologia com sede na Índia e unidades também no Brasil. A empresa alia inovação e sustentabilidade por meio da estratégia “Act, Pact, Impact” (Ação, Pacto, Impacto), com foco em alcançar emissões líquidas zero até 2040, por meio de iniciativas como engenharia verde, data centers eficientes e uso de energia renovável — todas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
No Dia da Mata Atlântica, reflorestamento e consciência ambiental
Depois das práticas em sala de aula, no dia 27, Dia da Mata Atlântica, foi o momento de cerca de 40 jovens da Escola Estadual Intercultural Brasil-México e do Colégio Estadual Melchíades Picanço, ambos de São Gonçalo, colocarem a mão na terra. Eles estiveram no Parque Nacional da Tijuca e realizaram o manejo de espécies exóticas invasoras, como a brilhantina (Pilea microphylla) e o lírio do brejo (Hedychium coronarium), e plantaram mais de 90 mudas das espécies guapuruvu, paineiras, azulzinha, ingá, saboneteira, tamboril, jacarandá, pau-ferro, quaresmeira, grumixama, babosa branco, sterculia, cambucá, copaíba e cutieira. Além do plantio de 91 árvores, foram produzidas pelos jovens participantes do projeto um total de 94 mudas nativas da mata atlântica.
Marcela Granato, professora de Ciências e Biologia do Colégio Intercultural Brasil-México, destacou a importância desse intercâmbio escola-meio ambiente: “A Argilando surgiu permitindo que a gente trabalhe com Ecologia e Educação Ambiental, mostrando para os alunos que toda atitude impacta diretamente o Meio Ambiente. Os alunos estavam super animados em sair da teoria para a prática. Aqui, eles puderam ver como a Floresta da Tijuca foi replantada e participar desse plantio. Do ponto de vista profissional, foi importante também porque conheceram pessoas que trabalham nessa área. Afinal, eles vão fazer Enem e escolher uma profissão.”
Para Lara Gonzalez, de 17 anos, aluna do 2º ano do ensino médio da mesma escola, a experiência foi positiva: “O Atitude Jovem é um projeto que nos permite ter mais contato com a natureza. A gente sai do ambiente da escola, onde ficamos boa parte do tempo, para vivenciar mais a natureza, os animais e respirar melhor”.
Biomas brasileiros e sua importância
O Brasil, um dos países mais ricos em biodiversidade no mundo, abriga seis biomas de grande importância ecológica: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa. Esses biomas são essenciais para o equilíbrio ambiental global, contribuindo para a regulação climática, conservação da biodiversidade e manutenção de serviços ecossistêmicos. No entanto, eles estão sob ameaça constante devido à ação humana, como desmatamento, queimadas, degradação de habitats e os efeitos crescentes das mudanças climáticas.
Diante desse cenário, é indispensável engajar e formar nossos jovens para lutar em prol do meio ambiente. O projeto Atitude Jovem visa estimular o protagonismo de jovens comprometidos com a preservação ambiental, conscientes e capacitados para cuidar do planeta e ser uma inspiração para as próximas gerações, atuando diretamente em suas comunidades na defesa dos biomas brasileiros e na busca por soluções para os desafios climáticos.
Jornada de agentes de transformação

O projeto Atitude Jovem tem como proposta criar hubs nacionais de jovens comprometidos com a preservação ambiental, conectando diferentes regiões do Brasil e promovendo o intercâmbio de boas práticas para a proteção do planeta.
Atualmente, os participantes recebem formação presencial, com conteúdos educativos e metodologias ativas alinhadas à Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os conteúdos abordam educação ambiental, engajamento comunitário, democracia, direitos e deveres, com o objetivo de empoderar jovens como cidadãos ativos, capazes de liderar ações de conservação e enfrentar desafios ambientais.
A metodologia é baseada na resolução de problemas, partindo das vivências e do território dos participantes. As atividades criam espaços de aprendizagem coletiva, promovendo reflexão, consciência ambiental, ativismo ecológico, autoconhecimento e trabalho em equipe, sempre a partir da realidade de cada grupo.
Etapas do projeto nas escolas parceiras
O Atitude Jovem tem início em escolas públicas parceiras, onde são realizadas as formações dos jovens participantes. A jornada se desenvolve por meio de encontros que combinam formação teórica, atividades em grupo culminando em ações práticas de preservação ambiental, como plantio de árvores, limpeza, promoção do voluntariado e no fortalecimento de organizações da sociedade civil. A ONG funciona como um ecossistema de projetos sociais, unindo pessoas voluntárias, organizações e empresas em torno de causas comuns e do compromisso com a transformação social.
O projeto prevê para as próximas fases a ampliação para um formato híbrido, combinando atividades presenciais e recursos online, e o lançamento do Atitude Jovem APP, que permitirá acesso remoto a desafios interações em rede e outras oportunidades, potencializando o alcance e a conexão entre os jovens participantes de todo o país.
Sobre a ONG Argilando
A Argilando é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2004, atua na promoção do voluntariado e no fortalecimento de organizações da sociedade civil. A ONG funciona como um ecossistema de projetos sociais, unindo pessoas voluntárias, organizações e empresas em torno de causas comuns e do compromisso com a transformação social.
Além de coordenar seus próprios projetos, a organização oferece consultoria empresarial especializada em Responsabilidade Social e Voluntariado Corporativo, conectando o setor privado ao protagonismo social. Dessa forma, a Argilando consolida sua atuação de 20 anos criando oportunidades com foco em soluções inovadoras e colaborativas para os desafios do presente e do futuro.
Site: argilando.org.br
Instagram: @argilando