A passagem da faixa ocorreu às 11h20 locais (15h20 em Brasília), 20 minutos mais tarde do que o previsto, na sede da Câmara dos Deputados, que realiza sessão conjunta com o Senado.
Por Redação - de Cidade do México
Novo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador tomou posse neste sábado ao receber, das mãos do deputado Porfirio Muñoz Ledo, a faixa presidencial entregue pelo presidente em fim de mandato, Enrique Peña Nieto.
A passagem da faixa ocorreu às 11h20 locais (15h20 em Brasília), 20 minutos mais tarde do que o previsto, na sede da Câmara dos Deputados, que realiza sessão conjunta com o Senado. O plenário estava lotado de representantes do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), partido de López Obrador, maioria nas duas casas.
— Prometo proteger a Constituição Política dos Estados Unidos Mexicanos e as leis que dela emanem, e desempenhar leal e patrioticamente o cargo de presidente da República que o povo me conferiu de maneira democrática, observando a prosperidade da União — disse López Obrador ao receber a faixa presidencial.
Mudança
Obrador recebeu a faixa de Muñoz Ledo, presidente da Câmara dos Deputados e um dos fundadores do movimento de esquerda, no México, após deixar, em 1988, o Partido Revolucionário Institucional (PRI), de Peña Nieto.
Cerca de 40 minutos antes da cerimônia de posse, López Obrador deixou sua casa em Tlalpan, no sul da Cidade do México, em um carro particular. O imóvel estava cercado por simpatizantes.
A posse de López Obrador, eleito com 53% dos votos, ocorreu em um evento protocolar na Câmara dos Deputados, que estava protegida por um forte esquema de segurança montado em parceria pela Polícia da Capital e do Exército.
Antes da transferência da faixa, aliados e opositores do novo presidente discursaram na sessão. O senador Mario Delgado Carillo, do Morena, disse que é tempo de "mudança verdadeira no México" e que López Obrador promoverá uma nova transformação do país.