O objetivo desse acordo é combinar os recursos de IA e a computação acelerada da Nvidia com as principais tecnologias de CPU da Intel.
Por Redação, com Europa Press – de Pequim
A Nvidia e a Intel anunciaram um novo acordo de colaboração sob o qual desenvolverão em conjunto a infraestrutura de Inteligência Artificial (IA) para várias gerações de PCs e produtos de data center, incluindo um SOC x86 com GPU Nvidia RTX integrada.

O objetivo desse acordo é combinar os recursos de IA e a computação acelerada da Nvidia com as principais tecnologias de CPU da Intel, incluindo seu ecossistema x86, para fornecer novas soluções de ponta para usuários e clientes que aceleram as cargas de trabalho nos mercados de hiperescala, corporativo e de consumo.
Como parte dessa nova parceria com a Intel, a Nvidia anunciou que investirá US$ 5 bilhões (cerca de ¤ 4,246 bilhões) em ações ordinárias da Intel para impulsionar o desenvolvimento conjunto de produtos personalizados para data centers e PCs.
Especificamente, conforme especificado pela Nvidia em uma declaração em seu site, o acordo é dividido em duas áreas. Por um lado, o desenvolvimento da tecnologia de data center será baseado na construção de CPUs x86 da Intel. No entanto, esses chips serão personalizados pela Nvidia para integração em suas plataformas de infraestrutura de IA.
Para o desenvolvimento da computação pessoal, a Intel fabricará e comercializará sistemas em chip (SOCs) x86, que, por sua vez, integrarão chiplets de memória gráfica GPU RTX da Nvidia. Dessa forma, as tecnologias pretendem usar os novos SOCs x86 RTX para alimentar uma ampla gama de PCs que exigem “integração de CPU e GPU de classe mundial”.
Vale ressaltar que, para desenvolver toda essa tecnologia, as duas empresas conectarão as arquiteturas da Nvidia e da Intel, usando o sistema NVLink da Nvidia.
Avanços de IA
A IA também desempenhará um papel importante no desenvolvimento dessas tecnologias de próxima geração, pois está “reinventando todas as camadas da pilha de computação, do silício aos sistemas e ao software”, disse o CEO da Nvidia, Jensen Huang, referindo-se à arquitetura CUDA da empresa para utilizar esses avanços de IA.
O CEO da Intel, Lip-Bu Tan, comentou como a arquitetura x86 tem sido “fundamental” para a computação moderna, e agora eles continuam a inovar para permitir “as cargas de trabalho do futuro”.
Como ele detalhou, as plataformas da Intel para data center e computação de clientes, combinadas com sua tecnologia de processo, fabricação e recursos avançados de empacotamento, “complementarão a liderança da Nvidia em IA e computação acelerada para impulsionar novos avanços no setor”.
– Essa colaboração histórica integra firmemente a pilha de IA e computação acelerada da Nvidia com as CPUs e o vasto ecossistema x86 da Intel, uma fusão de duas plataformas de classe mundial. Juntos, expandiremos nossos ecossistemas e estabeleceremos as bases para a próxima era da computação – disse Huang.