Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Novos satélites da FAB serão lançados pela SpaceX, na Flórida

Arquivado em:
Terça, 24 de Maio de 2022 às 10:32, por: CdB

Eles serão lançados a partir da base de Cabo Canaveral, na Flórida, nos EUA. De origem finlandesa (fabricados pela Iceye), ambos fazem parte do Projeto Lessonia e serão utilizados para sensoriamento remoto.

Por Redação, com Sputnik - de São Francisco

Dois novos satélites da Força Aérea Brasileira (FAB) serão levados ao espaço ainda neste mês pela SpaceX.

satelite.jpg
Novos satélites da FAB serão lançados pela SpaceX

Segundo informações do comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, a FAB acertou com a empresa de Elon Musk para o lançamento de dois novos satélites.

Eles serão lançados a partir da base de Cabo Canaveral, na Flórida, nos EUA. De origem finlandesa (fabricados pela Iceye), ambos fazem parte do Projeto Lessonia e serão utilizados para sensoriamento remoto.

A companhia assinou um contrato de lançamento dos artefatos com a SpaceX. Desta forma, escreve o portal Aeroflap, a operação não tem qualquer relação com a recente visita de Musk ao Brasil, onde o bilionário foi condecorado pelo Exército brasileiro.

O contrato entre FAB e Iceye foi assinado em 2019. Segundo o brigadeiro, os satélites ainda passarão por ajustes e estarão operacionais em novembro, sendo controlados pelo Centro de Operações Espaciais (COPE) da FAB, sediado em Brasília.

Os satélites de pequeno porte usam a tecnologia SAR (Radar de Abertura Sintética) para obter imagens com resolução de até dois metros.

Os satélites

Segundo o comandante, as imagens atualmente usadas pelo Comando da Aeronáutica têm resolução menor, de 40 metros.

Ele destacou que a iniciativa "trará impacto positivo" no combate a crimes ambientais, como o garimpo ilegal na Amazônia.

Durante o encontro com a imprensa, Carlos de Almeida Baptista falou sobre o andamento de diversos projetos estratégicos da FAB, incluindo os dois mais importantes: o cargueiro tático KC-390 e o caça multifunção F-39 Gripen.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo