Rio de Janeiro, 28 de Dezembro de 2025

Trump tem conversa ‘boa’ com Putin antes de reunião com Zelensky

Donald Trump relata conversa produtiva com Putin antes de encontro com Zelensky, enquanto Kiev enfrenta ataques aéreos russos intensos.

Domingo, 28 de Dezembro de 2025 às 15:11, por: CdB

Na noite passada, explosões poderosas ecoaram nos céus da capital ucraniana, enquanto a Rússia lançava ondas de mísseis e drones suicidas.

Por Redação, com AP – de Miami (FL-EUA)

Presidente dos Estados Unidos, o magnata Donald Trump adiantou, nesta manhã de domingo em sua mansão, que teve uma conversa telefônica “boa e muito produtiva” com o presidente russo, Vladimir Putin. O mandatário norte-americano tinha uma reunião marcada, horas depois, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Trump tem conversa ‘boa’ com Putin antes de reunião com Zelensky | O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Na noite passada, explosões poderosas ecoaram nos céus da capital ucraniana, enquanto a Rússia lançava ondas de mísseis e drones suicidas. O ataque, que durou horas, ocorreu enquanto Zelensky voava para o encontro com Trump, no fim desta tarde, para discutir um plano para encerrar a guerra.

O ataque começou por volta de 1h30 da manhã, horário local, anunciado pelo toque das sirenes de alerta aéreo, enquanto as autoridades locais avisavam os moradores de Kiev para se proteger.

 

Explosões

“Explosões na capital”, escreveu o prefeito da cidade, Vitali Klitschko, no serviço de mensageria Telegram . “As forças de defesa aérea estão em operação. Permaneçam em abrigos!”, determinou.

Logo depois, uma instalação de energia de Kiev foi atingida, causando um apagão em bairros inteiros da capital ucraniana. Explosões e o estrondo de disparos de defesas aéreas ecoaram durante a noite e até esta manhã.

Segundo Zelensky, a Rússia já havia lançado cerca de 40 mísseis e quase 500 drones. Momentos depois, mais explosões foram ouvidas em Kiev. Quando o sinal de cessar-fogo inicial foi dado, a capital já estava sob bombardeio havia quase 10 horas. Novos alertas de ataque aéreo, no entanto, chegaram nas horas seguintes.

Duas pessoas morreram — uma nos arredores de Kiev e outra na própria cidade, de acordo com as autoridades locais. Ao menos outras 28 pessoas ficaram feridas.

 

Suprimentos

Zelensky afirmou que os ataques, na véspera, reforçaram ainda mais a necessidade de garantias por parte dos EUA contra futuros planos militares russos, e espera que sejam abordadas em sua conversa com Trump. Apesar do apoio contínuo de aliados da Ucrânia, na Europa, o país enfrenta dificuldades com a escassez de equipamentos de defesa aérea e suprimentos bélicos nas frentes de batalha.

Trump, por sua vez, declarou a um site de notícias norte-americano que Zelensky “não tem nada a dizer até que eu aprove”.

— Então, vamos ver o que ele tem — concluiu Trump.

Edições digital e impressa