Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Negociações seguem após acordo sobre agenda na COP30

A COP30 avança com discussões sobre inteligência artificial, economia circular e gestão de água, após acordo sobre a agenda. Descubra os detalhes.

Terça, 11 de Novembro de 2025 às 11:08, por: CdB

Entre os assuntos previstos para o segundo dia de atividades estão inteligência artificial, economia circular, adaptação das cidades, gestão da água e resíduos.

Por Redação, com ANSA – de Brasília

A presidência da COP-30 e representantes de mais de 150 governos e organizações da sociedade civil chegaram a um acordo na noite de segunda-feira para retirar as metas nacionais de emissões de gases de efeito estufa da pauta dos primeiros dias da conferência, que ocorre em Belém, no Pará.

Negociações seguem após acordo sobre agenda na COP30 | Protesto de indígenas na COP30
Protesto de indígenas na COP30

A exclusão dessas metas — conhecidas como NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) e fundamentais para o cumprimento do Acordo de Paris —, assim como do tema do financiamento a países em desenvolvimento, permitiu que a agenda desta terça-feira avance com discussões menos controversas.

Entre os assuntos previstos para o segundo dia de atividades estão inteligência artificial, economia circular, adaptação das cidades, gestão da água e resíduos.

Questões mais complexas, como as próprias metas climáticas e o financiamento climático, deverão ser tratadas em uma nova reunião de negociadores, marcada para esta quarta-feira, segundo fontes da presidência ouvidas pelo diário conservador carioca O Globo.

O embaixador André Corrêa do Lago, que assumiu a presidência da COP e exercerá o cargo até novembro de 2026, reconheceu que será necessário amplo diálogo para alcançar consensos, mas celebrou o acordo que permitiu destravar os trabalhos.

“A agenda de ação que nós estruturamos para esta COP vai mostrar muitos caminhos”, afirmou o diplomata.

Já a CEO do evento, Ana Toni, também destacou o avanço: “Nas últimas quatro COPs, não fomos capazes de abrir a agenda no primeiro dia. Então, isso é uma grande notícia para nós, porque, neste momento geopolítico, somos capazes de abrir a agenda”.

COP de Belém

Um dos principais avanços esperados na COP de Belém diz respeito às metas climáticas nacionais, conhecidas como NDCs. Até o momento, pouco mais de 100 países apresentaram suas novas metas para 2035, mas a maioria ainda está distante do nível de ambição necessário.

Atualmente, as metas em vigor abrangem apenas cerca de 30% das emissões globais e, se cumpridas integralmente, resultariam em uma redução de apenas 4% até 2035. Segundo a comunidade científica, porém, seria necessário um corte próximo de 60% nesse período para manter o aquecimento dentro do limite seguro. 

Edições digital e impressa