Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Museu Aeroespacial da Aeronáutica homenageia Santos Dumont

Os 146 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da aviação brasileira, estão sendo comemorados neste sábado e domingo.

Sábado, 20 de Julho de 2019 às 08:40, por: CdB

Os 146 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da aviação brasileira, estão sendo comemorados neste sábado e domingo.

Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro

Os 146 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da aviação brasileira, estão sendo comemorados neste sábado e domingo com uma série de atividades no Museu Aeroespacial da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, Zona Oeste do Rio.
santosdumond.jpg
Celebração ocorre no Museu Aeroespacial da Aeronáutica
A programação começou nesta manhã, com a chegada de ultraleves, exibição de filmes históricos sobre Santos Dumont e oficinas educativas para crianças. Às 9h, começou a demonstração aérea, com voos de balões, aeromodelos, aeronaves de combate e salto de paraquedistas. O ponto alto da festa, que é a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, ocorreu no final da manhã. Como é uma das principais atrações a esquadrilha volta a se apresentar a tarde. A programação se estende durante todo o dia, com mais demonstrações aéreas, desfiles de tropas e abastecimento de aeronaves durante voo. Há ainda a apresentação da Banda Militar da Base Aérea dos Afonsos e shows musicais. A mesma programação se repete neste domingo (21). A entrada para festa é gratuita, mas o visitante deve levar 1 kg de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado será doado para o Instituto Casa Viva, uma organização não governamental, que funciona no Jardim Sulacap, bairro vizinho ao Campo dos Afonsos, e que atende a cerca de 500 pessoas,  desde gestantes até idosos, por meio de educação, esporte, arte e cultura, qualificação profissional e empreendedorismo.

Patrono da FAB

Em 4 de novembro de 1984, Santos Dumont foi consagrado como patrono da Aeronáutica Brasileira, por suas contribuições à locomoção aérea mundial onde se destaca seu grande feito de haver sido o primeiro aviador mundial a voar com uma máquina mais pesada que o ar, o avião 14-Bis. Na tarde de 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, frente a um público numeroso, recebeu, com um voo de 70 metros, a Taça Archedeacon, destinada a quem voasse mais de 25 metros. Foi o responsável por iniciar a era da aviação mundial com o seu avião Demoiselle nº 20, cujo modelo difundiu-se mundialmente.
Edições digital e impressa