Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

'Muro de segurança' vai separar comunidades da Linha Vermelha no Rio

Uma polêmica em torno da construção de "proteção" na Linha Vermelha já foi debatida na cidade do Rio quando em 2016 as placas que separam a via do Complexo da Maré receberam painéis decorados para as Olimpíadas.

Sexta, 11 de Agosto de 2023 às 12:17, por: CdB

Uma polêmica em torno da construção de "proteção" na Linha Vermelha já foi debatida na cidade do Rio quando em 2016 as placas que separam a via do Complexo da Maré receberam painéis decorados para as Olimpíadas.


Por Redação, com Brasil de Fato - do Rio de Janeiro


O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), anunciou na noite de quarta-feira a construção de um muro nas laterais Linha Vermelha. Ele terá 30 centímetros de espessura e, segundo argumentou o governador, o objetivo é garantir a "segurança" de todos que passam pela pista.




castro.jpeg
Segundo argumentou o governador, o objetivo é garantir a "segurança" de todos que passam pela pista

De acordo com o governo do Estado, as obras devem durar 90 dias e serão feitas entre 22h e 5h de dias úteis.


Os muros vão ser construídos no trecho que vai da Ilha do Governador até o acesso à Rodovia Presidente Dutra, já na Baixada Fluminense. "Serão 30 km de obras e um recapeamento total. Vamos reforçar as laterais, e um muro em locais onde são considerados de risco. Um muro de 30 cm para que a gente possa garantir a segurança de todos que passam por aqui", disse o governador à imprensa.



Polêmica


Uma polêmica em torno da construção de "proteção" na Linha Vermelha já foi debatida na cidade do Rio quando em 2016 as placas que separam a via do Complexo da Maré receberam painéis decorados para as Olimpíadas. Na época, moradores disseram que o objetivo da prefeitura era "esconder a favela".


Agora, novamente a construção em formato de muro está sendo questionada. Nas redes sociais, a comunicadora popular Gizele Martins, moradora da Maré, disse que o muro representa o apartheid carioca.

– Muro da vergonha, muro do apartheid carioca. O racista do governador quer completar o que o tal prefeito fez décadas atrás. Quer construir mais muros pra esconder pobre, negro e favelado… – destacou na postagem. 






Edições digital e impressa