Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Mulheres trans é tema de debates e exposição no Centro Cultural Correios

Participe dos encontros sobre mulheres trans no Centro Cultural Correios, com exposições e debates sobre direitos e arte. Entrada gratuita!

Sexta, 07 de Novembro de 2025 às 11:32, por: CdB

Nos dias 11 e 14 de novembro vão acontecer dois encontros importantes que trazem ao debate o assunto mulheres trans.

Por Redação – do Rio de Janeiro

A situação das mulheres trans no Brasil é marcada por avanços importantes em direitos legais, contrastados por desafios extremos relacionados à violência e exclusão social. O Brasil é, consistentemente, o país que mais mata pessoas trans no mundo. 

Mulheres trans é tema de debates e exposição no Centro Cultural Correios | Exposição “Presenças Invisíveis – Mulheres Trans”, com curadoria e arte de Isabela Francisco
Exposição “Presenças Invisíveis – Mulheres Trans”, com curadoria e arte de Isabela Francisco

Nos dias 11 e 14 de novembro vão acontecer dois encontros importantes que trazem ao debate o assunto mulheres trans. Estes são eventos abertos ao público, gratuitos, e fazem parte das atividades da exposição Presenças Invisíveis – Mulheres Trans, com curadoria e arte de Isabela Francisco, no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, até o dia 15 de novembro.

Dia 11/11/25 – 16h

Por políticas públicas sensíveis às vidas trans: liberdade, direitos e proteção social

Roda de Conversa com Wescla Vasconcelos, Júlia Muniz de Alvarenga e Vanessa Figueiredo Lima 

A atividade será seguida de uma visita orientada à exposição pela artista plástica e curadora Isabela Francisco

Wescla Vasconcelos – Atriz, produtora; ativista da juventude trans no Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro (TT-RJ) e CEO da empresa Trava Produções.

Júlia Muniz de Alvarenga – Psicóloga e pesquisadora (Pós Doc) em Saúde Coletiva do Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ.

Vanessa Figueiredo Lima – Advogada e perita do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (MEPCT/RJ). Doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz.

Dia 14/11/25 – 14h

A arte como janela para liberdade – uma conversa com Dani Balbi

A atividade será seguida de uma visita orientada à exposição pela artista plástica e curadora Isabela Francisco

Dani Balbi – Deputada Estadual do Rio de Janeiro. Doutora e Mestra em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Literatura Comparada pela mesma instituição.

Sobre a exposição:

A exposição inédita Presenças Invisíveis – Mulheres Trans, vai até o dia 15 de novembro/25 no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, faz parte do desenvolvimento do projeto Presenças Invisíveis, com o qual a artista plástica Isabela Francisco, que também assina a Curadoria, vem trabalhando desde 2021.

Um trabalho de forte impacto social, onde mulheres trans, em situação de cárcere, no presídio Evaristo de Moraes, RJ, pintaram lençois. Cada tecido foi revestido de angústias, anseios e dores de vidas esquecidas pela sociedade. 

Sob a orientação de Isabela, essas mulheres transformaram sentimentos em cores e traços, criando um mosaico de retalhos humanos, que clamam por menos preconceito, intolerância e violência. 

Serviços:

Por políticas públicas sensíveis às vidas trans: liberdade, direitos e proteção social

Data: Terça feira, 11 de novembro de 2025 

Hora:16h 

Local: Centro Cultural Correios – Sala de Vídeo – 2º andar

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro

Entrada gratuita

A arte como janela para liberdade – uma conversa com Dani Balbi

Data: Sexta feira, 14 de novembro   

Hora:14h 

Local: Centro Cultural Correios – Sala de Vídeo – 2º andar

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro

Entrada gratuita

Presenças Invisíveis – Mulheres Trans

Curadoria e Arte – Isabela Francisco

Visitação: Até 15 de novembro de 2025

Terça-feira a sábado, das 12h às 19h

Centro Cultural Correios Rio de Janeiro

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro 

Entrada gratuita

Classificação Indicativa: Livre

Edições digital e impressa