Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2024

Mineradoras ampliam produção, apesar de a China reduzir compras

Arquivado em:
Quarta, 16 de Outubro de 2024 às 21:00, por: CdB

A produção da Rio Tinto subiu cerca de 1% no período em relação ao ano anterior, enquanto a Vale superou as estimativas de mercado e apresentou seu maior volume desde o final de 2018, antes do desastre de colapso de barragem de Brumadinho, que desencadeou interrupções que duraram anos.

Por Redação, com Reuters – de Londres

Os dois maiores fornecedores de minério de ferro do mundo, a Rio Tinto e a Vale, aumentaram a produção do insumo siderúrgico no terceiro trimestre, mesmo com a demanda da China diante de ventos contrários em razão da crise imobiliária do país.

cobre-vale.jpg
A Vale tem investido na prospecção do cobre, um minério versátil e usado na indústria civil

A produção da Rio Tinto subiu cerca de 1% no período em relação ao ano anterior, enquanto a Vale superou as estimativas de mercado e apresentou seu maior volume desde o final de 2018, antes do desastre de colapso de barragem de Brumadinho, que desencadeou interrupções que duraram anos.

A demanda de minério de ferro no principal comprador do mundo, a China, continua em risco devido a uma queda no setor imobiliário, que é intensivo em metais, embora isso tenha sido parcialmente compensado por alguns setores da indústria manufatureira, bem como pelo aumento das exportações de aço.

 

Demanda

Os futuros do minério de ferro caíram quase 25% neste ano, já que a oferta supera a demanda.

“A recuperação econômica da China tem sido desigual, o que levou a um maior apoio do governo para sustentar o crescimento. À medida que a economia faz a transição do setor imobiliário para novas áreas de crescimento, a demanda futura de commodities se tornará mais dependente de fabricação avançada, incluindo veículos elétricos e infraestrutura de energia”, disse a Rio Tinto, em seu relatório de produção.

As principais empresas de minério de ferro do mundo continuam a reforçar seus suprimentos, com suas operações de grande escala protegidas por custos por tonelada que permanecem muito abaixo dos níveis atuais à vista. A BHP, o terceiro maior produtor global, divulga sua produção trimestral nesta quinta-feira.

 

Guidance

A produção da Vale, que chegou a 91 milhões de toneladas no terceiro trimestre, superou a produção das minas da Rio Tinto na região de Pilbara, de 84,1 milhões de toneladas. A anglo-australiana manteve o guidance (projeção) para o ano inteiro para o minério de ferro em uma faixa que vai de 323 milhões a 338 milhões de toneladas, enquanto a Vale disse que espera produzir entre 323 milhões e 330 milhões de toneladas em 2024.

“As pressões de custo em Pilbara continuam a ser um pequeno vento contrário” para a Rio Tinto, disseram analistas da Jefferies, incluindo Christopher LaFemina, em uma nota a clientes. As ações da Rio Tinto fecharam com queda de 1,06% em Sydney.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo