Ao longo da década de 80, mais estações no Centro do Rio e nos bairros do Flamengo, Botafogo e Tijuca foram inauguradas e o metrô chegou ao subúrbio da cidade.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
O Metrô do Rio completa 40 anos nesse mês que março. Quando entrou em operação, em 1979 entrou em operação, o modal contava com quatro estações, Praça Onze, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória, e transportava cerca de meio milhão de pessoas, em uma média de 60 mil usuários por dia. Atualmente, são transportados 880 mil passageiros por dia, entre as 41 estações, ligando as Zonas Norte, Oeste e Sul e o Centro do Rio.
- É importante frisar que existem estudos de curto, médio e longo prazos previstos no PDM e no Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana (PDTU). Neste momento, os esforços estão voltados para o planejamento do futuro – afirmou o presidente da Companhia de Transportes Sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (RioTrilhos), Helio Severino da Silva Filho.
Ao longo da década de 80, mais estações no Centro do Rio e nos bairros do Flamengo, Botafogo e Tijuca foram inauguradas e o metrô chegou ao subúrbio da cidade, com o início da operação da Linha 2, em 1984. Eram cinco trens nos dias úteis e intervalos de menos de seis minutos. A partir de 1997, a Concessionária MetrôRio assumiu a administração do serviço metroviário por 20 anos. No final dos anos 90, Copacabana ganha a primeira estação (Cardeal Arcoverde). Além dessa, o bairro passou a contar com outras duas estações (Siqueira Campos e Cantagalo).
Transporte dos grandes eventos do Rio
A partir dos anos 2000, mais investimentos do Governo do Estado foram empregados no meio de transporte, com a chegada de 19 trens CRC (Chanchung Railway Vehicles Co.). Durante o ano de 2015, 30 trens Alstom-Mafersa passaram por um processo de revitalização.
O sistema passou a fazer parte da rotina de cariocas e turistas, com a chegada dos grandes eventos, como a Jornada Mundial da Juventude, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval. Na Copa do Mundo de 2014, por exemplo, o metrô, que possui uma estação próxima ao Maracanã, transportou 682,2 mil torcedores nos sete dias de jogos no estádio.
Inauguração da Linha 4
Em 2016, o Governo do Estado levou o metrô até a Barra da Tijuca. A linha 4, com cinco estações - Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico, foi utilizada no transporte de passageiros para as arenas esportivas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Após as competições, toda população começou a utilizar o serviço metroviário e, no ano seguinte, as linhas 1 e 4 foram interligadas.
- Já está em atuação um Grupo de Trabalho proposto pelo Plano de Diretrizes do Governo do Estado para viabilizar uma solução técnico-jurídica para a estação Gávea. A Secretaria de Transportes, bem como a RioTrilhos, entende que a conclusão dessa obra é muito importante face ao papel que poderá desempenhar na futura expansão do sistema metroviário, ligando diretamente à estação Uruguai, conforme previsto no Plano Diretor Metroviário (PDM) – finalizou o presidente da RioTrilhos.