Rio de Janeiro, 31 de Dezembro de 2025

Incêndio em instalações da Enel causa apagão no Grande Rio

Um incêndio em uma subestação da Enel em São Gonçalo deixou parte do Grande Rio sem energia. Entenda o que aconteceu e as consequências.

Quarta, 31 de Dezembro de 2025 às 18:48, por: CdB

“No momento da explosão, a região de São Gonçalo onde a subestação está localizada estava impactada por fortes chuvas e descargas atmosféricas”, diz nota da empresa.

Por Redação, com ABr – de São Gonçalo – RJ

Um incêndio atingiu, na madrugada desta quarta-feira, uma subestação da Enel em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Moradores registraram as chamas extensas partindo do local e publicaram em redes sociais. O incidente deixou parte dos moradores sem energia, causando desabastecimento também nos municípios de Niterói e Maricá.

Incêndio em instalações da Enel causa apagão no Grande Rio | O incêndio em uma subestação da Enel, em São Gonçalo, ocorreu durante a madrugada
O incêndio em uma subestação da Enel, em São Gonçalo, ocorreu durante a madrugada

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 3h e foi rapidamente contido. O fogo começou, segundo a Enel Distribuição Rio, após a explosão em um equipamento durante a chuva que atingiu cidades da região metropolitana do Rio durante a noite e madrugada de terça (30) para quarta.

“No momento da explosão, a região de São Gonçalo onde a subestação está localizada estava impactada por fortes chuvas e descargas atmosféricas”, diz nota da empresa.

 

Clima

De acordo com a Enel, um desarme na subestação de Alcântara afetou o fornecimento em áreas de São Gonçalo, Niterói, Maricá, Itaboraí, Duque de Caxias e Magé. “Desde o primeiro momento da ocorrência, a distribuidora realizou manobras remotas na rede para reduzir o número de clientes impactados, enquanto técnicos inspecionaram a subestação para identificar o defeito.”

A companhia disse ter restabelecido o fornecimento de energia para 94% dos imóveis afetados durante a madrugada, e que equipes ainda trabalham para retomar o serviço para 6.000 clientes em São Gonçalo.

Segundo o Centro de Operações Rio, a capital fluminense teve pontos de alagamento durante a noite, como as ruas Professor Eurico Rabelo e Campo de São Cristóvão, nos bairros Maracanã e São Cristóvão, respectivamente.

Edições digital e impressa