Após recuperar prefeituras importantes, o MDB vem se fortalecendo nacionalmente, o que, segundo o deputado, traz novas possibilidades de protagonismo para a legenda.
Por Redação – de Brasília
Presidente do MDB, o deputado Baleia Rossi (SP) disse nesta sexta-feira, diante das articulações para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que significa uma mudança de cadeiras na Esplanada dos Ministérios, que o fato de o partido ocupar três cadeiras no governo não é uma condicionante para a decisão de quem apoiar na campanha 2026. Rossi também acredita que uma eventual reforma ministerial não teria força para assegurar a adesão das legendas de centro ao projeto petista.
Na entrevista à mídia conservadora, Rossi indica que o cenário político está mais aberto do que o governo poderia esperar.
— Temos uma relação colaborativa com o governo, mas nada nos impede de discutir livremente nossa posição para 2026 — adiantou Rossi, em um sinal que o MDB ainda negocia com as forças de direita.
Legenda
Após recuperar prefeituras importantes, o MDB vem se fortalecendo nacionalmente, o que, segundo o deputado, traz novas possibilidades de protagonismo para a legenda. O partido manteve a gestão do município de São Paulo, com Ricardo Nunes, por mais quatro anos e destacou o partido como uma força de centro moderada, distante da radicalização pregada por Jair Bolsonaro (PL).
— O resultado das eleições municipais foi positivo para o partido e nos dá perspectiva de eleger mais deputados, senadores e governadores — avalia Rosse.
Rossi pondera ainda que, apesar da recente aliança com o governo Lula, o MDB ainda carrega uma diversidade regional que permite diferentes articulações e alianças.
— Cada Estado tem sua realidade, e essa pluralidade será considerada na discussão para 2026 — resumiu.