Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Massa fria avança após passagem de tornado por áreas do Paraná

Após um tornado devastador em Rio Bonito do Iguaçu, uma massa fria avança pelo Paraná, trazendo queda nas temperaturas e previsão de novas chuvas. Saiba mais.

Sábado, 08 de Novembro de 2025 às 14:34, por: CdB

Em Rio Bonito do Iguaçu, cidade de 14 mil habitantes e epicentro do tornado, a temperatura deve oscilar entre 13 e 22 graus Celsius (°C) neste sábado, mas a medição mínima pode chegar a 11°C no domingo.

Por Redação, com ABr – de Rio Bonito do Iguaçu – PR

As condições de tempo no Paraná devem melhorar nos próximos dias, após os estragos causados por uma frente fria, que levou a formação de um tornado na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve voltar a chover no Estado a partir de quarta-feira, mas não com a mesma intensidade. Ainda segundo o Inmet, a temperatura deve cair na região com a chegada de uma massa fria.

Massa fria avança após passagem de tornado por áreas do Paraná | Em questão de minutos, a cidade toda de Rio Bonito do Iguaçu foi completamente destruída –  Reprodução: Atento News
Em questão de minutos, a cidade toda de Rio Bonito do Iguaçu foi completamente destruída –  Reprodução: Atento News

O meteorologista do Inmet Danilo Siden explicou que a frente fria que causou as tempestades na Região Sul agora se desloca para o Sudeste e já levou chuva e rajadas de vento para Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Temperatura

Agora, uma massa fria deve derrubar temperaturas no Paraná e em Santa Catarina.

“O que nós temos de destaque para o Paraná agora é o frio. Após a passagem da frente fria, temos o estacionamento de uma massa de ar frio na região. A partir da madrugada de hoje já teremos temperaturas bem baixas no Paraná e em Santa Catarina”, informou Danilo.

Em Rio Bonito do Iguaçu, cidade de 14 mil habitantes e epicentro do tornado, a temperatura deve oscilar entre 13 e 22 graus Celsius (°C) neste sábado, mas a medição mínima pode chegar a 11°C no domingo. Movimento semelhante deve ocorrer na capital paranaense, Curitiba, com mínima de 16°C neste sábado, caindo para 13°C, no domingo , e 12°C nas segunda e terça-feiras.

 

Solidariedade

Ainda nesta tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade às famílias das vítimas que morreram com a passagem de um tornado por municípios do centro-sul do Paraná.

“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, escreveu Lula, em seus perfis oficiais.

Ao menos seis pessoas morreram com a passagem do tornado, cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Foram contabilizados 432 feridos e duas pessoas estão desaparecidas.

 

Estrago

A tempestade foi classificada como tornado de categoria F3 com ventos que chegaram a até 250 quilômetros por hora, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Dados da Defesa Civil apontam que 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreu algum tipo de estrago. O município tem 14 mil habitantes e fica a cerca de 400 quilômetros de Curitiba.

Lula anunciou o envio de uma equipe para a região liderada pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, junto com técnicos da Defesa Civil.

“Técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução já estão a caminho das cidades, e profissionais da Força Nacional do SUS prestarão auxílio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e no auxílio às vítimas”, concluiu Lula.

Edições digital e impressa