Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2024

Marqueteiro trabalha para deixar imagem de Ciro Gomes ‘mais leve’ aos eleitores de direita

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Quarta, 12 de Maio de 2021 às 13:36, por: CdB

Em tom de campanha, o ex-governador do Ceará surge agora como um político experiente que prega o diálogo para “fazer florescer um Brasil justo e pleno de igualdade”. Com o slogan praticamente pronto, Santana moderniza a roupagem apresentada pelo presidenciável nas redes sociais e amplia o alcance das mensagens.

Por Redação, com OESP - de São Paulo

Ao longo do último mês, o marqueteiro João Santana já produziu e publicou 13 vídeos curtos para apresentar o presidenciável Ciro Gomes (PDT) como o nome de centro capaz de romper a polarização e atrair votos tanto de petistas como de antipetistas nas eleições de 2022.

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O publicitário mais bem pago por políticos defende uma chapa de união entre dois nomes conhecidos no cenário eleitoral, para 2022

“Famoso por ter ajudado a eleger os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff – e também por ter sido preso na Operação Lava Jato –, o marqueteiro assumiu a conta do PDT com a função de traduzir o “economês” do ex-ministro e apresentá-lo como alguém de posições firmes, mas não temperamentais”, ressalta o texto do diário conservador paulistano O Estado de S. Paulo (OESP), na edição desta quarta-feira.

Em tom de campanha, o ex-governador do Ceará surge agora como um político experiente que prega o diálogo para “fazer florescer um Brasil justo e pleno de igualdade”. Com o slogan praticamente pronto, Santana moderniza a roupagem apresentada pelo presidenciável nas redes sociais e amplia o alcance das mensagens ao colocar suas produções também no Tik Tok, plataforma voltada para jovens.

Modelo econômico

Parte das produções tem apenas 15 segundos. São ‘drops’ de linguagem rápida e direta. Em um deles, o pedetista alerta: “O Brasil era um País que costumava viver em paz e harmonia. Com a polarização entre petistas e bolsonaristas, se tornou um País dividido pelo ódio”. Em seguida, deixa um questionamento e uma proposta: “Precisa dizer mais? Vamos mudar isso?”. 

Os vídeos também sugerem, nos aspectos pessoal e público que o futuro candidato mudou. Apesar de ter sido ministro de Lula por três anos (no primeiro mandato), Ciro Gomes critica o modelo econômico adotado pelo país desde os governos de Fernando Henrique Cardoso até chegar ao atual, de Jair Bolsonaro.

Dessa vez, ele evita expressões econômicas de difícil entendimento nos vídeos que contestam a política de juros e afirmam que Lula, por exemplo, fez muito mais pelos ricos do que pelos pobres – este último, com a crítica direta ao petista. A mensagem obteve 503 mil visualizações só no Twitter. Depois, o comentário de Gomes sobre a repercussão do vídeo rendeu outros 196 mil acessos, constata o OESP.

Hipótese

O presidenciável petista também segue participando de “lives” nas quais deixa claro textualmente ter duas metas.

— Minha primeira tarefa: tirar Bolsonaro do segundo turno. E fazer um segundo turno que ofereça ao povo brasileiro um debate de alto nível entre a volta do passado que não é mais praticável ou uma forte proposta de futuro que empodera nosso povo — disse, sobre Lula.

Mesmo sem o aconselhamento de Santana, Ciro já traçava um cenário no qual o petista seria nome certo no segundo turno, mas Bolsonaro não. Nesta hipótese, o ex-ministro tem “eximido” parte dos eleitores do atual presidente.

Após conversa virtual com o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), por exemplo, declarou que não se pode condenar quem votou em Bolsonaro.

— A maioria buscava o que julgava melhor para o Brasil — resume, em aceno direto aos antipetistas.

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