Rio de Janeiro, 11 de Dezembro de 2024

Manutenção da Selic ganha força junto a analistas

Arquivado em:
Terça, 27 de Agosto de 2024 às 20:04, por: CdB

“A tendência de queda da inflação corrente está em curso. Assim, reforçamos nossa expectativa de que o IPCA de agosto, contribuirá para a manutenção da Selic em 10,50% em setembro”, avaliou a Ativa Investimentos, em nota emitida nesta manhã.

Por Redação – de São Paulo

O argumento em defesa de uma manutenção da taxa Selic em 10,50% ao ano na reunião de setembro do Comitê de Política Monetária (Copom) ganhou força nesta terça-feira, após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrar uma desaceleração no mês de agosto. O índice serve como uma prévia da inflação oficial e ficou em 0,19% no mês, após ter registrado 0,30% no mês anterior.

real-moeda-2.jpg
A expectativa agora é de que a Selic termine 2024 a 10,50%

Economistas e consultorias ouvidos pela agência norte-americana de notícias Bloomberg entendem que o resultado aponta para a tendência corrente de queda da inflação. Soma-se a isso, a avaliação de que um recuo de juros nos Estados Unidos – praticamente antecipado pelo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, na semana passada – também beneficia o Brasil para prosseguir no afrouxamento da política monetária.

 

Encontro

“A tendência de queda da inflação corrente está em curso. Assim, reforçamos nossa expectativa de que o IPCA de agosto, contribuirá para a manutenção da Selic em 10,50% em setembro”, avaliou a Ativa Investimentos, em nota emitida nesta manhã. A corretora esperava uma desaceleração ainda maior para agosto, apostando em alta de 0,13%. No entanto, liga a queda menor como uma “surpresa pontual”.

Na avaliação da economista para o Brasil no BNP Paribas, Laiz Carvalho, o índice também ratifica a projeção de que o Copom manterá os juros no próximo encontro. A instituição esperava uma alta de 0,14% no mês.

Média móvel

Na opinião do BNP, a composição geral do IPCA veio “muito boa”, mas ainda há sinais de alerta.

— Quando olhamos a média móvel dos últimos três meses sazonalizada, os serviços subjacentes ainda preocupam um pouco, é algo que o BC acaba olhando bastante de perto e que traz uma preocupação bastante grande desses serviços. Então, este ainda é um sinal de cautela. Mas, de maneira geral, é uma composição de IPCA muito boa — concluiu.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo