Rio de Janeiro, 16 de Junho de 2025

Luta é por escola pública digna para filhos da classe trabalhadora

A gestão Tarcísio-Feder ameaça a educação pública com políticas privatistas. Participe do ato no MASP pela valorização docente e estrutura nas escolas.

Terça, 03 de Junho de 2025 às 14:31, por: CdB

Gestão Tarcísio-Feder ameaça educação pública com políticas privatistas; ato no MASP cobra valorização docente e estrutura para escolas.

Por Professora Francisca – de São Paulo

A gestão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc) vai de mal a pior. Desde que foi nomeado pelo governador Tarcísio de Freitas, o empresário Renato Feder trabalha com propósito claramente privatista e elitista.

Luta é por escola pública digna para filhos da classe trabalhadora | Secretário de Educação, Renato Feder, e o governador, Tarcísio de Freitas
Secretário de Educação, Renato Feder, e o governador, Tarcísio de Freitas

Como inimigos da educação e do serviço público, Tarcísio e Feder atuam com autoritarismo. Não ouvem ninguém, e só conversam com os tubarões da educação para defender os seus interesses com parcerias público-privadas, que nada mais são do que repassar dinheiro da educação pública para empresários.

É evidente que essa conta um dia vai chegar, porque nenhum empresário investe dinheiro sem desejar retorno. E quem vai pagar essa conta certamente será quem mais necessita da escola pública. Com isso, as filhas e os filhos da classe trabalhadora correm o risco de ficar sem escola.

Inclusive o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes reza pela mesma cartilha fascista do Tarcísio e não dialoga com a rede municipal de ensino. Chegando inclusive a suspender diretoras e diretores de escolas, contrariando as comunidades escolares. Tudo pra nomear apadrinhados para a sua campanha para o governo do estado no ano que vem.

Por isso, na próxima sexta-feira, compareça à Assembleia Estadual da Apeoesp, no vão do Masp, às 16 horas. Essa luta diz respeito à maioria da população, que vive do trabalho e precisa de serviços públicos de qualidade. E para melhorar a educação é indispensável que tenhamos valorização profissional com salários dignos, plano de carreira decente e escolas bem estruturadas.

Educação pública

Queremos que a educação pública seja vista como um motor de promoção de desenvolvimento, sabedoria, cultura, ciência e vida. Sempre apoie o movimento de professoras e professores pelo futuro de suas filhas e filhos. Lutar pela educação pública é necessário e vale muito a pena.

Professora Francisca é secretária de Assuntos Educacionais e Culturais do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), secretária de Saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE) e dirigente da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil.

 

Professora Francisca, é diretora da Secretaria de Assuntos Educacionais e Culturais da Apeoesp – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, da Saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE), secretária-adjunta de Finanças da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e diretora da CTB-SP.

As opiniões aqui expostas não representam necessariamente a opinião do Correio do Brasil

Edições digital e impressa