Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Líder do PL diz que baderna da ultradireita é um ‘caso resolvido’

Líder do PL afirma que situação na Câmara está resolvida, mas punições aos amotinados podem acabar em impunidade. Entenda os detalhes.

Terça, 12 de Agosto de 2025 às 19:52, por: CdB

Assim, a punição dos amotinados da Câmara corre o risco acabar numa pizza grande de 14 pedaços — o número de deputados que tiveram os nomes encaminhados para a Corregedoria da Casa.

Por Redação – de Brasília

Líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ) disse nesta terça-feira que o impasse com o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), foi resolvido após reunião na residência oficial. O deputado bolsonarista afirmou à mídia conservadora que um acordo sobre o projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro não será levado à votação nesta semana. A prioridade será a análise da proposta que põe fim ao foro privilegiado.

Líder do PL diz que baderna da ultradireita é um ‘caso resolvido’ | Dezenas de deputados da ultradireita sequestraram o Plenário da Câmara
Dezenas de deputados da ultradireita sequestraram o Plenário da Câmara

— Depois da semana passada, a gente tem que aparar arestas, alinhar as coisas. Está tudo superado — comemorou.

Pizza

Assim, a punição dos amotinados da Câmara corre o risco acabar “numa pizza grande de 14 pedaços — o número de deputados que tiveram os nomes encaminhados para a Corregedoria da Casa para análise sobre participação na ocupação da mesa do Plenário”, avaliou o colunista político do canal de TV por assinatura Valdo Cruz, nesta terça-feira.

Ao rejeitar encaminhar imediatamente uma suspensão de mandatos aos responsáveis pela baderna no Plenário da Câmara, a mesa da Casa acabou optando por um ritmo bem “banho-maria”, acrescentou.

Entre os 14 deputados que constam nas denúncias, estão nomes de destaque da oposição, como Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Câmara; Zucco (PL-RS), líder da oposição; e Marcel Van Hattem (Novo-RS), líder do Novo. Também figuram na lista Carlos Jordy (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Allan Garcês (PP-MA), Caroline de Toni (PL-SC), Marco Feliciano (PL-SP), Domingos Sávio (PL-MG), Zé Trovão (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marcos Pollon (PL-MS) e Julia Zanatta (PL-SC).

Edições digital e impressa