Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2024

Kosovo reabre importante posto de fronteira com a Sérvia e reduz tensão

Arquivado em:
Quinta, 29 de Dezembro de 2022 às 11:45, por: CdB

Tanto a União Europeia quanto os Estados Unidos têm pressionado Kosovo e Sérvia a recuar do confronto crescente que viu os sérvios colocarem seu exército em alerta máximo de combate.

Por Redação, com Reuters - de Kosovo

Kosovo reabriu seu maior posto de fronteira com a Sérvia nesta quinta-feira, horas depois de manifestantes sérvios no norte kosovar terem prometido remover bloqueios de estradas, aliviando as tensões entre os dois países que têm alarmado as potências mundiais.

kosovo.png
Kosovo reabriu seu maior posto de fronteira com a Sérvia

Tanto a União Europeia quanto os Estados Unidos têm pressionado Kosovo e Sérvia a recuar do confronto crescente que viu os sérvios colocarem seu exército em alerta máximo de combate.

Sérvios no norte de Kosovo, que têm feito bloqueios de estradas desde 10 de dezembro em protesto contra a prisão de um ex-policial sérvio, o último caso uma longa série de episódios do conflito, concordaram em começar a desfazê-los depois que o homem foi transferido para prisão domiciliar.

As tensões ainda permaneceram altas. Dois caminhões queimados cheios de cascalho estavam parados em uma ponte perto da cidade etnicamente dividida de Mitrovica, a cerca de 50 km do cruzamento reaberto de Merdare. A polícia de Kosovo disse que estava investigando um ataque incendiário.

As tensões

Cerca de 50 mil sérvios que vivem no norte de Kosovo se recusam a reconhecer o governo em Pristina ou o status de Kosovo como um país independente. Eles têm o apoio de muitos sérvios na Sérvia e seu governo.

A polícia de Kosovo disse que reabriu a travessia de Merdare, a mais importante para o transporte rodoviário de cargas que liga o Estado sem litoral aos países da Europa Ocidental, depois que bloqueios de estradas foram desfeitos no lado sérvio da fronteira.

Duas outras passagens de fronteira com a Sérvia no norte de Kosovo permanecem fechadas desde 10 de dezembro.

Kosovo tem sido uma fonte de tensão entre o Ocidente, que apoiou sua independência, e a Rússia, que apoia a Sérvia em seus esforços para bloquear a adesão de Kosovo a organizações globais, incluindo a Organização das Nações Unidas.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo