A derrota do Partido Trabalhista nas últimas eleições municipais e o retorno à cena de seu grande rival (e muito provavelmente sucessor, caso haja renúncia) Andy Burnham abalaram de forma praticamente irreparável a imagem de Starmer.
Por Redação, com Europa Press – de Londres
Primeiro-ministro do Reino Unido, o trabalhista Keir Starmer passa neste fim de semana por um período crucial de reflexão ao lado da família em sua residência de campo em Chequers, enquanto crescem os rumores sobre a possibilidade de que, nesta segunda-feira, ele acabe cedendo após semanas de pressões — inclusive por parte de ministros — e anuncie sua renúncia.

A derrota do Partido Trabalhista nas últimas eleições municipais e o retorno à cena de seu grande rival (e muito provavelmente sucessor, caso haja renúncia) Andy Burnham abalaram de forma praticamente irreparável a imagem de Starmer. A emissora britânica Sky News, citando fontes próprias, informou neste domingo que a ministra das Relações Exteriores, Yvette Cooper, foi a última integrante do gabinete a recomendar ao primeiro-ministro que deixasse o cargo.
Silêncio
Em uma entrevista anterior à mesma emissora, o ministro de Negócios, Peter Kyle, desmentiu os rumores sobre a renúncia iminente de Starmer.
— Não tenho motivos para acreditar que sejam verdadeiros — disse, embora tenha confirmado que Starmer “está dedicando um tempo para refletir sobre as realidades, os desafios e as oportunidades políticas”.
De acordo com fontes da emissora, as ministras Heidi Alexander (Transportes) e Shabana Mahmood (Interior), bem como o ministro da Energia, Ed Miliband, também pediram a Starmer que deixasse o cargo. Starmer, por sua vez, mantém um silêncio absoluto com sua família e só apareceu brevemente nas redes sociais para parabenizar os britânicos pelo Dia dos Pais.
— Ser pai é minha maior alegria. Hoje, estou pensando no meu pai e no pai que sou para meus filhos graças a ele. Feliz Dia dos Pais — concluiu.