Na exibição de A Fazenda, no final do ano passado, como agora com o Big Brother, uma vez mais se constata a força da TV aberta e como ela consegue mexer com os mais diferentes públicos. Estouros em audiência e inserções nas mídias sociais.
Por Flávio Ricco – do Rio de Janeiro
Colaboração – José Carlos Nery
Na exibição de A Fazenda, no final do ano passado, como agora com o Big Brother, uma vez mais se constata a força da TV aberta e como ela consegue mexer com os mais diferentes públicos. Estouros em audiência e inserções nas mídias sociais.
Pesquisas recentes, inclusive, indicam que os jovens estão assistindo mais TV e em número bem superior que todas as plataformas de streaming somadas.
Antonio Wanderley, CEO do Kantar/Ibope, em conversa com a coluna, diz que “a pandemia levou as pessoas para dentro de casa e a mudança brusca na rotina se refletiu nos hábitos de consumo de mídia. Quando se pensa em informação, mesmo para o consumidor multiplataforma, incluindo jovens de 18-34 anos, a credibilidade da fonte é primordial. E os meios Jornal, Rádio, principais portais e a TV são considerados os mais confiáveis”.
O crescimento na audiência durante a pandemia foi dos mais significativos. O número de TVs ligadas em abril do ano passado, segundo Antonio, foi o maior dos últimos cinco anos na América Latina.
A TV aberta, diante de tais dados e números, para a maior parte do público seguirá como uma realidade incontestável, não só aqui no Brasil, mas no mundo inteiro. Única opção de lazer verdadeiramente gratuita.
TV Tudo
Outro dado
Importante constatar também que mais de 90% dos 363 milhões de tweets sobre conteúdos de vídeos em 2020 foram sobre programas da TV aberta, em especial realities shows, séries e novelas. Os dados são da pesquisa Kantar Social TV Ratings, da Kantar Ibope Media, que analisou a repercussão nas redes sociais.
Adendo
Ainda segundo Antonio Wanderley, do Kantar/Ibope, o próprio streaming, para a sua sobrevivência, terá que se adaptar às parcerias ou ao combo, combinações. Por exemplo, Globoplay com a Disney, anunciado no final do ano passado.
A realidade econômica não suporta tantas cobranças isoladas.
Nova ordem
O remake de Amor Com Amor Se Paga, um trabalho de Alcides Nogueira, volta a ocupar lugar na fila das 18h da Globo.
Se tudo correr como se espera, exibição em 2022.
Primeiras cenas
Na próxima segunda-feira, Michelle Batista e Thais Melchior iniciam seus trabalhos nas gravações de Gênesis, produção bíblica da Record.
Entram na fase de Jacó, como Lia e Raquel, respectivamente.
E vem mais
Roberto Bonfim (Teruel), Virgínia Cavendish (Nadja), Karina Barum (Chaya) e Martha Mellinger (Rebeca) serão as novidades de Gênesis em seus próximos capítulos.
O Bonfim, pela primeira vez fora da Globo, depois de muitos anos.
E a Barum, sempre lembrada pelo papel de Shirley ‘manca’ em Torre de Babel.
Faustão
No Domingão, o quadro Ding Dong ficará em exibição até fim de março.
Já o Dança dos Famosos, em edição especial de despedida do programa, volta em maio.
Butantan
O Instituto Butantan, tão comentado na mídia nos últimos tempos, por causa da vacina contra a covid-19, vai completar 120 anos no próximo dia 23.
Em comemoração, está em curso na TV Cultura a preparação de um documentário sobre sua história. E que história.
Ponto de encontro
A boate Pulpfiction será uma das principais locações da próxima novela das sete, Quanto Mais Vida, Melhor!, substituta de Salve-se Quem Puder na Globo.
Dentre as atrações, a drag queen, Chefe, vivida por Alessandro Brandão, e a dançarina interpretada por Valentina Herszage. Toda a bandidagem da trama passará por esse cenário.
Estado de atenção
O Rio, terça-feira, teve o maior número de casos de covid-19 em um dia.
Foram mais 8385 registros, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
Esse dado, preocupante, repercutiu nos interiores da Record e da Globo, que sempre se cercam de muitos cuidados nas gravações das suas novelas.
Nova temporada
Por enquanto, as gravações da segunda temporada da série Desalma, produção da Globoplay com Cássia Kis, estão limitadas aos estúdios do Rio de Janeiro.
As equipes do programa observam os cenários de pandemia, antes de fechar locações fora do Rio.
Bate – Rebate
· A Fórmula 1, na Band e no mundo inteiro, terá uma outra identidade visual a partir desta próxima temporada...
· ... E também uma nova trilha.
· Mesmo tornando-se possível a volta de Silvio Santos às gravações no SBT, a realização do Troféu Imprensa não será confirmada...
· ... Nem todas as pessoas, de diferentes faixas etárias, estarão vacinadas.
· As gravações da nova temporada de Cine Holliúdy começam na semana que vem, mas só nos estúdios da Globo...
· ... Existe o desejo de fazer alguma coisa no Ceará, mas ainda não está confirmado.
· Luciana Gimenez tirou mais algumas semanas de férias na Rede TV!.
· Daniel Ortiz, autor de Salve-se Quem Puder, mesmo em férias, revela que já está começando a pensar numa nova novela.
· O cantor Ferrugem apresenta seu novo álbum, Abre Alas, no Música na Band desta sexta-feira, às 22h45...
· ... A partir de um clássico de Ivan Lins, lançado em 1974, o sambista construiu o disco que conta com 13 faixas inéditas, entre elas, Tristinha, Casa do Amor, Pra Não Doer e Tão Ausente.
· Belaventura substituirá Escrava Mãe nas tardes da Record.
C´est fini
Questionado em uma live sobre o Fábrica de casamentos, programa do SBT, Robson Jassa afirmou que “só (volta) no ano que vem”. O formato envolve a participação de várias pessoas, algo inviável nesse momento de pandemia.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!