Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Itamaraty nomeia embaixador extraordinário para Mudança do Clima

Arquivado em:
Sexta, 17 de Fevereiro de 2023 às 12:59, por: CdB

Entre suas principais atribuições está, ainda, a participação no contexto da candidatura do país para sediar a 30ª Conferência das Partes (COP 30) na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), a ser realizada em 2025.


figueiredo-machado.jpg
O embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado foi nomeado para a questão das mudanças climáticas


O Ministério das Relações Exteriores anunciou, nesta sexta-feira, a indicação do diplomata Luiz Alberto Figueiredo Machado como embaixador extraordinário para a Mudança do Clima. Ex-ministro de Relações Exteriores no governo da presidenta deposta Dilma Rousseff (PT), o embaixador Figueiredo complementa a representação de alto nível do Brasil em foruns internacionais; além de contribuir para a divulgação do engajamento brasileiro no combate à mudança do clima.

Entre suas principais atribuições está, ainda, a participação no contexto da candidatura do país para sediar a 30ª Conferência das Partes (COP 30) na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), a ser realizada em 2025. O cargo recriado de embaixador extraordinário de Mudança do Clima foi ocupado, entre 2007 e 2010, pelo diplomata Sergio Barbosa Serra.

Secretaria

Servidor de carreira do Itamaraty desde 1980, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado foi representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas (ONU) e embaixador brasileiro junto ao Catar, Portugal e Estados Unidos. Em sua ampla trajetória em mudança do clima, ocupou as funções de chefe da Divisão de Política Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2002-2004), de diretor do Departamento do Meio Ambiente e Temas Especiais (2005-2011) e de subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia (2011-2013).

“Tendo em vista a renovada prioridade da agenda climática na política externa brasileira, a nova estrutura organizacional do Ministério das Relações Exteriores, determinada pelo Decreto 11.357, de 1° de janeiro de 2023, estabeleceu a Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente (SECLIMA), sob a qual foi incorporado novo departamento dedicado à mudança do clima. Responsável pela formulação e coordenação das posições brasileiras e pelas negociações internacionais em mudança do clima, a SECLIMA tem como secretário designado o Embaixador André Aranha Corrêa do Lago. O Departamento de Clima terá como diretora a ministra Liliam Beatris Chagas de Moura”, informou por último o Itamaraty, em nota.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo