Rio de Janeiro, 23 de Abril de 2025

Irã diz que Zelensky faz 'show político' para atrair mais armas

Nasser Kanaani classificou os recentes comentários do presidente ucraniano como uma "tentativa de colocar a culpa nos outros".

Sábado, 27 de Maio de 2023 às 11:48, por: CdB

Nasser Kanaani, classificou os recentes comentários do presidente ucraniano como uma "tentativa de colocar a culpa nos outros.


Por Redação, com Sputnik - de Teerã


A República Islâmica rejeitou as alegações "infundadas e sem valor" que o presidente da Ucrânia fez contra Teerã, descrevendo-as como um "show político destinado a distrair a atenção do público".




ira-2.jpg
o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Nasser Kanaani

Neste sábado, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Nasser Kanaani, classificou os recentes comentários do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, como uma "tentativa de colocar a culpa nos outros e desviar a opinião pública", acrescentando que "tal show político com reivindicações infundadas não tem valor".


– A repetição das falsas reivindicações do presidente ucraniano contra a República Islâmica do Irã acompanha a propaganda e a guerra da mídia que o eixo anti-Irã travou contra o governo e a nação iraniana e ocorre com o objetivo de atrair mais armas e apoios financeiros dos países ocidentais – acrescentou Kanaani.

Continue lendo

Na quarta-feira, Zelensky acusou o país persa de fornecer drones à Rússia para o conflito na Ucrânia e pediu ao Irã que não fique do lado do que chamou de "Estado russo maligno" e que seja "cúmplice de sua campanha de terror".


Kanaani também disse que Teerã sempre expressou sua oposição ao conflito na Ucrânia e a sua continuação e que se compadece com as dores e miséria do povo ucraniano.



Realidade do conflito


Ao mesmo tempo o porta-voz destacou que as reivindicações e demonstrações políticas contra o Irã não mudarão a realidade do conflito e expressou a prontidão do país persa em prosseguir com negociações especializadas com Kiev.


– O fato de o lado ucraniano se esquivar das negociações de especialistas com o lado iraniano para discutir as reivindicações revela que elas (as reivindicações da Ucrânia) são infundadas e que existem objetivos e motivos políticos específicos por trás de tais acusações contra a República Islâmica do Irã – concluiu Kanaani.


Teerã rejeitou várias vezes, nos termos mais fortes, as alegações ocidentais de entrega de armas e drones do Irã à Rússia para serem usados contra a Ucrânia, dizendo que o país tem cooperação de defesa com Moscou há muito tempo e busca uma resolução do conflito por meio do diálogo e diplomacia.



Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo