Rio de Janeiro, 05 de Maio de 2025

Inmet emite alerta de ‘perigo potencial’ para chuvas, em todo o país

O Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em todo o país, com riscos de alagamentos, quedas de árvores e descargas elétricas. Saiba mais!

Sábado, 19 de Abril de 2025 às 16:52, por: CdB

O aviso aponta baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica e ocorrência de quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Por Redação, com ABr – de São Paulo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de “perigo potencial” para chuvas intensas desde a manhã deste sábado, 19, até as 10h do domingo. O aviso para este Sábado de Aleluia e a manhã da Páscoa abrange todas as regiões do país.

Inmet emite alerta de ‘perigo potencial’ para chuvas, em todo o país | Chuvas fortes persistem na maior parte do país, com alerta de perigo para regiões em quatro Estados
Chuvas fortes persistem na maior parte do país, com alerta de perigo para regiões em quatro Estados

Segundo o instituto, a previsão é de ventos de até 60 km/h e chuva de até 50 mm/dia, a depender da localidade. O aviso abrange todos os municípios dos Estados de Santa Catarina e Paraná, na região sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, na sudeste, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, na centro-oeste, e Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre, no norte; além do Distrito Federal.

 

Energia

O alerta também inclui trechos do Tocantins e do Pará, no norte, da Bahia, do Maranhão, do Ceará e do Rio Grande do Norte, no nordeste, e do Rio Grande do Sul, no sul. O aviso aponta baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica e ocorrência de quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Continue lendo

Há ainda um segundo aviso de maior grau de severidade, o laranja, de “perigo”, que abrange todo o Mato Grosso do Sul e algumas partes do Paraná, de Mato Grosso e de São Paulo (municípios do oeste paulista, como Presidente Prudente, Dracena e Presidente Venceslau). O alerta aponta risco de chuvas de até 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo