O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê ocorrência de tempestades em vários estados, em todas as regiões. Há tendência de redução do volume de chuvas no Rio, mas só a partir da manhã desta quinta-feira.
Por Redação, com Brasil de Fato - de Brasília
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê ocorrência de tempestades com risco de queda de árvores, corte de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas em boa parte do Brasil nesta semana.
Há tendência de redução do volume de chuvas no Rio de Janeiro a partir da manhã desta quinta-feira, com chuvas mais isoladas. As consequências dos fortes temporais neste final de semana na Zona Norte do Rio e região metropolitana deixaram ao menos 12 pessoas mortas. E uma mulher ainda está desaparecida.
Segundo o Inmet, as chuvas são causadas por fenônemos atmosféricos chamados Centro de Baixa Pressão com áreas alongadas de baixa pressão, que influenciam a instabilidade pelo aumento da umidade na atmosfera. E a chuvas previstas são em formato de pancadas, trovoadas e rajadas para Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e Paraná.
Em São Paulo, a semana será predominantemente nublada, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A máxima chegará a 34°C e a mínima será de 21°C.
Segundo meteorologistas do Inmet, a situação de clima no país resulta da junção de uma uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) com chuvas que se deslocam por até cinco dias e sistemas frontais. E, apesar dos indicativos de chuva para o sudeste, SP e Rio devem ter elevação na temperatura desta terça até a próxima quinta-feira. E as temperaturas estarão elevadas em São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo mapa do inmet, há alerta laranja (chuvas acima de 30mm e ventos acima de 60 km/h), com risco de queda de árvores, corte de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.
Região Norte
Amapá, parte do Pará, de Rondônia e do Amazonas;
Regiões Sudeste e Centro-Oeste
Boa parte dos estados do Acre, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e ainda uma pequena parcela no Rio de Janeiro;
Região Sul
Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.
Para as demais regiões (alerta amarelo) o Inmet prevê chuvas com menor risco desses problemas todos.
Recomendações do instituto:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores devido ao risco de queda e de descargas elétricas;
- Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
-