No sudoeste da Inglaterra, em Bristol, uma multidão conseguiu derrubar a estátua de Edward Colston, um homem que foi muito influente na cidade mas que era também escravagista.
Por Redação, com agências internacionais - de Bristol, Londres e Paris
As manifestações contra o racismo tomaram o Centro de Londres, neste domingo, e terminaram com uma série de prisões, efetuadas pelo forte aparato policial mobilizado. Mas os protestos não se resumiram à capital do Reino Unido. No sudoeste da Inglaterra, em Bristol, uma multidão conseguiu derrubar a estátua de Edward Colston, um homem que foi muito influente na cidade mas que era também escravagista.
A estátua foi depois transportada até ao rio e lançada à água.
Mas nem tudo foi violência no país. A cantora Madonna marcou presença nos protestos do movimento Black Lives Matter, na véspera. Ela marchou, de muletas, ao lado de milhares de pessoas, pelas ruas londrinas.
Urgência
Madonna ainda se recupera de uma problema no joelho, lesionado durante ensaior de"Madame X", nos primeiros meses do ano. Nas redes sociais, os fãs partilharam várias imagens e vídeos de Madonna na manifestação.
Em Paris, milhares de pessoas saíram à ruas, neste domingo, para protestar pacificamente contra o racismo e a violência policial, embora a manifestação convocada na capital francesa não ter sido autorizada devido ao estado de urgência sanitária.