Rio de Janeiro, 09 de Maio de 2026

Indonésia localiza vítimas do vulcão Dukono, com uso de drones

Autoridades indonésias usam drones para localizar dois cingapurianos desaparecidos após erupção do vulcão Dukono. Saiba mais sobre a situação e os esforços de resgate.

Sábado, 09 de Maio de 2026 às 15:20, por: CdB

Ambos pareciam estar a 20 a 30 metros da borda da cratera principal, disse o porta-voz da agência de mitigação de desastres, Abdul Muhari.

Por Redação, com Reuters – de Halmahera, Indonésia

Autoridades indonésias localizaram neste sábado a posição de dois cingapurianos desaparecidos, embora não se saiba se eles estão vivos, e confirmaram a morte de uma trilheira indonésia depois que o Monte Dukono entrou em erupção na ilha de Halmahera, no Pacífico.

Indonésia localiza vítimas do vulcão Dukono, com uso de drones | O vulcão Dukono expeliu cinzas a uma distância de 10 Km, na atmosfera
O vulcão Dukono expeliu cinzas a uma distância de 10 Km, na atmosfera

— Identificamos as coordenadas de suas localizações. É ao redor da borda da cratera. Isso está na vigilância de drones e é consistente com os relatos de testemunhas — disse Iwan Ramdani, chefe da agência de resgate da Indonésia, à agência inglesa de notícias Reuters.

Ambos pareciam estar a 20 a 30 metros da borda da cratera principal, disse o porta-voz da agência de mitigação de desastres, Abdul Muhari. O corpo da mulher indonésia, morta durante o desastre natural, “foi recuperado e entregue à sua família”, acrescentou Iwan Ramdani.

 

Erupção

Localizado na província de Maluku do Norte, o vulcão começou a entrar em erupção na véspera, expelindo cinzas a uma altura de até 10 km. Na noite deste sábado (horário local), as equipes de resgate interromperam temporariamente as buscas devido às contínuas erupções.

— As operações serão retomadas no domingo — acrescentou Ramdani.

Ao menos 100 equipes de resgate, militares e policiais, além de dois drones térmicos, foram mobilizados na madrugada deste sábado. As evacuações foram dificultadas pelo terreno extremo e pelas erupções contínuas.

 

Negligência

Ainda na véspera, autoridades retiraram 17 pessoas — sete cingapurianos e 10 indonésios. Os trilheiros disseram à polícia que as três pessoas desaparecidas, incluindo os cingapurianos, estavam mortas, disse o chefe de polícia Erlichson Pasaribu.

Pasaribu disse que estão investigando uma empresa de turismo que prestou serviços aos trilheiros, por possível negligência que colocou em risco a vida de outras pessoas. Os policiais interrogaram seis pessoas, mas não as prenderam. A polícia investigará mais a fundo por que a empresa de turismo levou os turistas para escalar o Monte Dukono, embora a escalada tenha sido proibida.

Pasaribu disse que as caminhadas até o cume do Dukono estão proibidas desde 2024 devido às erupções, e o governo local proibiu todas as atividades de escalada em abril deste ano após o aumento das erupções. A agência de vulcanologia está mantendo o terceiro nível de alerta mais alto para o Monte Dukono e proíbe qualquer atividade a menos de 4 km da cratera. Não houve relatos de interrupções de voos causadas pela erupção.

Edições digital e impressa