Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2024

Indicador de Felicidade Interna Bruta chega aos brasileiros, em 2025

Arquivado em:
Terça, 26 de Novembro de 2024 às 19:25, por: CdB

O FIB passou a ser utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para complementar as medidas já tradicionais, como o PIB (Produto Interno Bruto), para medir o desenvolvimento de uma nação trazendo informações importantes para a política governamental.

Por Redação, com ACS – de São Paulo

CEO da empresa de comunicação estratégica Aguama Ambiental, o publicitário Caio Queiroz viajará a convite do reino do Butão, na semana que vem, para conhecer de perto a realidade da região, os mecanismos do Indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB, na sigla em inglês). Localizado entre a Índia e a China, os dois países mais populosos do mundo, o Butão é uma região com menos de 800 mil habitantes. 

butao.jpg
O Butão é considerado o país mais feliz do mundo

O que chama a atenção do mundo em relação a esse pequeno país, no entanto, é que seu povo é considerado o mais feliz do mundo. Ali foi desenvolvido o FIB, que tem como principal objetivo medir cientificamente a felicidade e o bem-estar geral da população.

O FIB passou a ser utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para complementar as medidas já tradicionais, como o PIB (Produto Interno Bruto), para medir o desenvolvimento de uma nação trazendo informações importantes para a política governamental.

 

Diretrizes

Queiroz recebeu um convite do rei do Butão, Jigme Khesar Namyel Wangchuck, e do ministro Dasho Karma Ura, presidente do Centre for Bhutan Studies and Gross National Hapiness (GNH), para conhecer de perto essa realidade e contribuir com a implementação das diretrizes sustentáveis da Mindfulness City, cidade em construção no país que objetiva promover a biodiversidade por meio de seus diversos ecossistemas e paisagens naturais.

— Quero conhecer a região, conversar com as pessoas que ali vivem, ver in loco seu modo de vida e entender mais sobre a proposta da nova cidade, sobre o FIB e como podemos ajudar com a parte de sustentabilidade, algo que está em nosso DNA — disse Queiroz.

 

Ligação

A intenção, segundo o CEO, é sincronizar as duas metodologias – da Aguama Ambiental com o FIB – e levar essa realidade não somente para o Butão, mas também para o Brasil, “em um projeto disruptivo e inovador”, disse. O local escolhido para a primeira implementação do FIB no país é o arquipélago de Fernando de Noronha.

— Noronha é uma mini-Brasil, que apresenta os mesmos problemas que o país têm em suas demais regiões. Pretendemos iniciar a implementação do FIB no próximo ano, a começar pela realização de entrevistas com os moradores para entender as questões que precisam ser trabalhadas para que a felicidade aumente na região — pontou.

De acordo com o CEO da Aguama, sustentabilidade e felicidade têm uma ligação em comum.

— A sustentabilidade é o caminho para a felicidade. Viver em uma região onde há acesso à água potável, esgoto, ruas limpas, resíduos reciclados, entre outros fatores, proporciona bem-estar e felicidade. Nossa intenção é tornar o FIB elevado na região para depois levarmos para outras localidades do país — concluiu.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo