Em janeiro, o núcleo do Índice de Gastos Pessoais (PCE) dos Estados Unidos, o mais acompanhado pelas autoridades do Federal Reserve (Fed), acelerou para 0,4%, de 0,1% em dezembro. O resultado veio em linha com o esperado pelo mercado financeiro.
Por Redação, com Bloomberg - de São Paulo
O Ibovespa recuava nesta quinta-feira, em uma sessão negativa para ações de bancos e com os investidores repercutindo dados de inflação nos Estados Unidos.
Em janeiro, o núcleo do Índice de Gastos Pessoais (PCE) dos Estados Unidos, o mais acompanhado pelas autoridades do Federal Reserve (Fed), acelerou para 0,4%, de 0,1% em dezembro. O resultado veio em linha com o esperado pelo mercado financeiro.
O núcleo é considerado o indicador mais importante pelo presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, pois exclui as categorias de preços mais voláteis de energia e alimentos. Na comparação anual, a alta foi de 2,8%.
Expectativa
Já o índice cheio teve alta de 0,3% no mês passado, com variação de 2,4% na comparação com janeiro de 2023. Estimativa mediana da agência norte-americana de notícias Bloomberg era de variação de 0,4% na comparação mensal e de 2,8% na comparação anual. Já para o núcleo, a expectativa era de 0,4% sobre dezembro e de 2,4% sobre janeiro de 2023.
Às 11h13, o principal índice da bolsa de valores brasileira caía 0,58%, aos 129.394 pontos. O dólar, por sua vez, era negociado a R$ 4,98, com alta de 0,15%, em horário semelhante.
As ações da Vale avançavam nesta quinta e os papéis da Petrobras subiam após falas do CEO Jean Paul Prates sobre cautela com dividendos na véspera derrubarem as ações da petroleira.
Ações globais
Discursos ao longo do dia de hoje de membros do Federal Reserve, como Raphael Bostic, Loretta Mester e John Williams, também serão acompanhados. Investidores buscam pistas sobre a trajetória de juros nos EUA.
As ações globais estão encerrando fevereiro com força, com os índices S&P 500 e Nasdaq 100 subindo mais de 4% após o frenesi em torno da inteligência artificial impulsionar uma corrida recorde em Wall Street.
O índice global de ações da MSCI sobe pelo quarto mês consecutivo, sua maior sequência de ganhos desde 2021.
Recuperado
Sempre sob os holofotes dos operadores do mercado financeiro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou à cena econômica nesta manhã, após dois testes de covid-19 realizados, com resultados negativo. O primeiro exame foi feito na noite passada, e o outro, nesta manhã, de acordo com sua assessoria.
“Sendo assim, após permanecer em isolamento desde a última sexta-feira (23), o ministro cumprirá presencialmente na Bienal do Parque Ibirapuera as agendas do último dia da Trilha de Finanças do G20, sob a presidência do Brasil”, informa nota do Ministério da Fazenda.
Haddad estava isolado em sua residência em São Paulo desde o último fim de semana, quando havia sido diagnosticado com a doença. Nesta semana, ele participaria presencialmente de reuniões da Trilha de Finanças do G20, grupo formado por ministros de finanças e presidentes dos bancos centrais das 19 maiores economias do planeta.
Desempenho
No pregão anterior, o Ibovespa fechou no vermelho, com queda de 1,16%, aos 130.155 pontos. O volume das negociações ficou em R$ 904.556.600.
As ações com as maiores altas foram: Pão de Açúcar, com +11,93%; Embraer, com +2,09%; São Martinho, com +1,60%. As de maior queda foram: Assaí, com -4,76%; Petrobras PN, com -5,16% e Petrobras ON, com -5,39%.
No ano, o Ibovespa acumulava queda de 3,48% até a véspera.