A campanha é uma parceria do hospital com o Hemorio, responsável por fornecer hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergências.
Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro
O Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA), no Centro do Rio, promoveu, nesta terça, uma campanha de doação de sangue. Com a aproximação do Dia dos Namorados e a oportunidade de aumentar os estoques do hospital, a unidade lançou a campanha com o tema “O Date Perfeito”, com o objetivo de estimular casais de namorados a procurarem o hospital e, assim, comemorarem a data com solidariedade. A doação poderá ser realizada das 10h às 16h, no auditório da Otics, no 2º andar da unidade.
A campanha é uma parceria do hospital com o Hemorio, responsável por fornecer hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergências. Depois da coleta, os componentes sanguíneos são separados e até quatro pessoas podem ser beneficiadas com a doação. Em 24 horas após a doação, o organismo do doador começa a recompor algumas substâncias que foram retiradas, de forma que a coleta seguinte pode ser feita após oito semanas para homens e 12 para mulheres, pois o sangue já estará com os componentes reconstituídos.
Doar sangue é um ato seguro e que salva vidas. Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização do responsável); estar bem de saúde; e pesar mais de 50 kg. Não precisa estar de jejum. Mas é recomendado que a pessoa não tenha ingerido comida gordurosa nas últimas quatro horas.
Outro fator importante é estar descansado. E em 30 dias o voluntário pode pegar o resultado dos exames laboratoriais feitos com uma pequena amostra sanguínea retirada da doação. Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para fazer a doação. Quem teve covid-19 recentemente precisa aguardar dez dias após a recuperação.
Serviço
Doação de sangue no Hospital Municipal Souza Aguiar
Datas: 11 de junho, terça-feira
Hora: das 10h às 16h
Local: Auditório da Otics, 2º andar do Hospital Municipal Souza Aguiar
Endereço: Praça da República, 111 – Centro
Cozinhas comunitárias cariocas terão cardápio especial no Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados vai ser comemorado com um cardápio especial nas cozinhas comunitárias cariocas: peixe com pirão de legumes. E o casal Carla Cristina e André Neves da Silva, que trabalha na Cozinha Comunitária Carioca Sacode Mangueira, promete comemorar a data em dose dupla. Na hora do almoço, com os beneficiários do programa Prato Feito Carioca, e, à noite, a dois, em um barzinho.
Inaugurada no dia 21 de junho de 2022, a primeira cozinha comunitária carioca servirá nesta quarta-feira, a exemplo das outras unidades em funcionamento na cidade, pelo menos 280 refeições a pessoas em situação de insegurança alimentar. E, como todos os dias, a sobremesa será uma fruta.
– O Prato Feito foi a melhor coisa que aconteceu aqui na Mangueira, pois tem muitas pessoas abaixo da linha da pobreza vivendo aqui. Não imaginávamos que a situação era tão grave. Por isso, fazemos também outras ações e recolhemos alimentos para doar para algumas famílias – disse André Neves, de 48 anos, que é músico e já se apresentou com Alcione, Almir Guineto e Jovelina Pérola Negra, entre outros artistas.
Nascido e criado na Mangueira, ele mantém, ao lado da cozinha comunitária, um projeto social que oferece aulas de percussão para crianças e jovens. Ele e Carla, de 50 anos, têm quatro filhos e dois netos. Kalynda, de 22, trabalha com os pais, ajudando na administração da cozinha comunitária.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio, Everton Gomes, ainda neste semestre novas cozinhas comunitárias serão inauguradas na cidade. Atualmente, são 20 unidades inauguradas oficialmente e outras oito em fase de teste. E os programas Trabalha Rio, de intermediação de mão de obra, e Rio+Cursos continuarão sendo levados para os beneficiários do Prato Feito Carioca.