Domingo, 08 de Novembro de 2020 às 15:33, por: CdB
Nesta tarde, por meio de nota, o STJ informou que pretende voltar às atividades, nesta segunda-feira, de forma gradual. O Sistema Justiça será o primeiro serviço retomado.
Por Redação - de Brasília
Embora a invasão promovida por um hacker ao sistema informatizado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na última terça-feira, os magistrados tentarão, nas próximas horas, retomar o controle dos processos em curso. O autor do ataque, no entanto, ainda mantém sob seu controle documentos e ações sigilosas que poderão ser vazadas ao público, a qualquer minuto.
Nesta tarde, por meio de nota, o STJ informou que pretende voltar às atividades, nesta segunda-feira, de forma gradual. O Sistema Justiça, que dá acesso a processos eletrônicos, será o primeiro serviço retomado.
Invasor
Na próxima terça-feira, os prazos serão retomados e as sessões de julgamento também poderão ocorrer, embora fique para a decisão dos presidentes de turmas e seções decidirem pela volta.
Há quase uma semana, a Corte trabalha em sistema de plantão. Quando houve a invasão, os servidores começaram a ter problemas para acessar o sistema da corte. Havia seis turmas em sessão por videoconferência.
Peritos que investigam o ataque temem que o conteúdo dos processos já possa ter sido “copiado pelo invasor” e que o STJ venha a ser alvo de algum vazamento em massa de informações, assim como aconteceu com integrantes da Operação Lava Jato, no ano passado.
Apoio de TI
Após ataque hacker ao STJ, TSE reforça segurança de sistemas usados nas eleições
Na época, coordenadores da força-tarefa tiveram seus celulares invadidos, com mensagens roubadas e divulgadas pela imprensa.
O Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro destacou uma equipe de peritos à Presidência do STJ, que recebeu também o apoio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
“Processos encaminhados à presidência do STJ seguem sendo examinados e decididos dentro dos prazos estabelecidos na legislação processual, inclusive durante o fim de semana. A Polícia Federal está apurando os efeitos do ataque hacker à rede de tecnologia da informação do tribunal, inclusive com relação à extensão do acesso aos arquivos, bem como sobre eventual cópia de dados. A investigação do crime segue em inquérito sigiloso“, resumiu a Corte.