Rio de Janeiro, 04 de Dezembro de 2024

Grupo Pedras de Teatro apresenta ‘Céu de Agora’ no Parque Glória Maria

Arquivado em:
Sexta, 22 de Novembro de 2024 às 10:07, por: CdB

“Céu de Agora”, Novo experimento cênico do Grupo Pedras de Teatro, no Parque Glória Maria, em Santa Teresa. Direção e concepção: Marina Bezze.

Por Redação – do Rio de Janeiro

Astrologia é o eixo do trabalho teatral do início ao fim: atores compõem narrativa interpretando os planetas em performance ao ar livre 

teatro.jpg
“Céu de Agora”, Novo experimento cênico do Grupo Pedras de Teatro

O Sistema Solar é presença certa em Céu de Agora, novo trabalho do Grupo Pedras de Teatro, que itinera pelas ruínas do Parque Glória Maria, em Santa Teresa. A estreia aconteceu no dia 21 de novembro. Céu de Agora, concepção e direção de Marina Bezze, é uma transposição da palavra trabalhada na astrologia para a cena. O elenco de atores-criadores, formado por Anah Paula Secco, Camila de Aquino, Diogo Magalhães, Fábio Freitas, Georgiana Góes, Helena Stewart, João Lucas Romero, Tyaro Maia e Vanessa Pascale, representa Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Saturno, Vênus, Plutão, Netuno e Urano, a partir de características de cada planeta. São apenas 50 espectadores por sessão.

Céu de Agora é um experimento cênico que convida o público a mergulhar no mundo dos planetas e no céu de cada dia, que nunca se repete. A montagem é viabilizada pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Saúva Jataí, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Ao todo, são cinco sessões nesta primeira temporada. Além do dia 21, também os dias 27 e 28 de novembro, 4 e 5 de dezembro, sempre às 19h. Ingressos à venda no link https://bit.ly/ceudeagora2024.

– As ruínas do Parque Glória Maria são a metáfora para nosso Sistema Solar. O público acompanha cada ação, deslocando-se por toda a construção. Cada espaço é inserido na dramaturgia para simbolizar o lugar de cada planeta, além de proporcionar ao espectador vários pontos de vista diferentes desse lugar tão lindo – destaca Marina Bezze. Atriz do Grupo Pedras de Teatro desde sua fundação, em 2001, Marina Bezze é astróloga há 20 anos e psicóloga.

– Céu de Agora tem como objetivo trazer a astrologia para o corpo. O Grupo Pedras acolheu esse projeto. Parte dos atores não sabiam nada sobre o assunto. Uma alfabetização teve que acontecer. E assim como a astrologia é uma ferramenta de autoconhecimento, esse trabalho se mostrou como um potente instrumento terapêutico também. Teatro é isso, gente querendo gente, comunhão de histórias, emoções, pensamentos – destaca.

Céu de Agora marca os 23 anos da ativa trajetória do Grupo Pedras de Teatro. Desde Restin (2002), a peça inaugural, passando por O Muro (2004), Mangiare (2009), os espetáculos são desenvolvidos de forma única e original. Recentemente, o Grupo Pedras realizou dois espetáculos voltados para o público infantil, Rosa e a Floresta (2022) e Rosa e a Semente (2018), apresentado em espaços públicos no Rio. Entre os prêmios conquistados ao longo de sua história estão Prêmio Zilka Salaberry de Melhor Atriz (Helena Stewart) e Melhor Texto (criação coletiva do grupo) para Rosa e a Semente, que também venceu no 5º Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças na categoria Coletivo de Atores.

A Saúva Jataí é parceira institucional do Grupo Pedras de Teatro há dois anos e, junto com outros coletivos ligados à arte, ecologia e economia, forma uma rede para o fomento e troca de saberes e experiências. (www.sauvajatai.com). A realização de Céu de Agora recebe apoio de Pão do Bento, Cachaça Magnífica, Donna Natureza, Só Paçoca, Sol Paraglides e Bambolê Arte.

Campanha Santa Teresa sem carro: Seja amigo do bairro! Não suba Santa de carro! Utilize os transportes públicos.

Serviço:

Céu de Agora – Performance que toma como ponto de partida a astrologia.

Criação coletiva. Direção cênica: Marina Bezze

Elenco: Anah Paula Secco, Camila de Aquino, Diogo Magalhães, Fábio Freitas, Georgiana Góes, Helena Stewart, João Lucas Romero, Tyaro Maia e Vanessa Pascale.

Destinado ao público que aprecia artes dramáticas a partir de 14 anos, além de interessados em terapias e astrologia.

Temporada: 21, 27 e 28/novembro, 4 e 5/dezembro – Sempre às 19h

Parque Glória Maria – Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa | Duração: 75 min – Classificação etária: 14 anos

Ingressos: R$ 80 e R$ 40 | Ingressos à venda no link https://bit.ly/ceudeagora2024.

Lotação: 50 pessoas 

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo