Rio de Janeiro, 10 de Abril de 2025

Garimpeiros armados atacam comunidade indígena em Roraima

Mulheres e crianças que estavam sentadas próximas à beira do rio correram desesperadas para dentro da comunidade. Segundo a Hutukara Associação Yanomami (HAY), os indígenas revidaram o ataque e o conflito durou cerca de meia hora.

Terça, 11 de Maio de 2021 às 11:32, por: CdB

Mulheres e crianças que estavam sentadas próximas à beira do rio correram desesperadas para dentro da comunidade. Segundo a Hutukara Associação Yanomami (HAY), os indígenas revidaram o ataque e o conflito durou cerca de meia hora.

Por Redação, com Brasil de Fato - de Brasília Garimpeiros ilegais que ocupavam sete barcos atacaram indígenas da comunidade Palimiu, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, na segunda-feira . Em vídeo gravado pelos indígenas, é possível ver o exato momento em que as embarcações se aproximam e começam a atirar.
atqueroraima.jpg
Mulheres e crianças indígenas foram pegas de surpresa com a chegada dos garimpeiros em sua reserva
Mulheres e crianças que estavam sentadas próximas à beira do rio correram desesperadas para dentro da comunidade. Segundo a Hutukara Associação Yanomami (HAY), os indígenas revidaram o ataque e o conflito durou cerca de meia hora. Quatro garimpeiros ilegais foram baleados e um indígena foi atingido de raspão. Em ofício enviado pela Hutukara à Fundação Nacional do Índio (Funai), à Polícia Federal em Roraima (PF/RR), à 1ª Brigada de Infantaria da Selva do Exército (1ª Bis) e ao Ministério Público Federal em Roraima (MPF-RR), a entidade pede segurança para o local, conhecido como Base dos Americanos, localizado na comunidade Palimiu, na Terra Indígena Yanomami, já que os garimpeiros prometeram voltar ao local em busca de vingança. – Solicitamos aos órgãos que atuem com urgência para impedir a continuidade da espiral de violência no local e garantir a segurança para a comunidade Yanomami de Palimiu – dizia o documento assinado por Dário Kopenawa Yanomami, vice-presidente da associação.

Comunidade Palimiu

Este não é o primeiro ataque que a comunidade Palimiu sofre de garimpeiros ilegais. A Hutukara havia enviado há poucos dias um ofício sobre um ataque sofrido em 27 de abril. Armados, oito garimpeiros entraram na TI após os indígenas interceptarem uma carga de quase mil litros de combustível. No episódio, não houve feridos. "As lideranças estão indignadas com a continuidade da invasão garimpeira em suas terras e com a violência e ameaça praticada pelos invasores. Temendo que novas retaliações por parte dos garimpeiros resultem em mais conflitos violentos e mortes, os indígenas exigem uma resposta dos órgãos públicos para garantir a segurança das comunidades", cita trecho do ofício da instituição. Questionado pelo Brasil de Fato sobre a garantia de segurança dos indígenas, o Exército Brasileiro não respondeu. Já a Polícia Federal encaminhou o caso para a assessoria da órgão em Roraima, que também não se pronunciou sobre o caso. A Funai, por sua vez, informou que acompanha o caso junto às forças policiais e que aguarda mais informações, mas que não comenta fatos em apuração.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo