Em Des Moines, capital de Iowa, os moradores estavam retirando a neve de uma nevasca e enfrentando rajadas de vento de 72 quilômetros por hora. Vilas e cidades ao longo da Costa Leste preparavam-se para possíveis inundações devido a ainda mais chuvas.
Por Redação, com agências internacionais - de Washington, DC
Uma frente fria de consequências continentais chegou aos Estados Unidos, durante a madrugada. Em Billings, no Estado norte-americano de Montana, moradores acordaram com uma temperatura de 25 graus Fahrenheit negativos.
Em Des Moines, capital de Iowa, os moradores estavam retirando a neve de uma nevasca e enfrentando rajadas de vento de 72 quilômetros por hora. Vilas e cidades ao longo da Costa Leste preparavam-se para possíveis inundações devido a ainda mais chuvas.
Mesmo no Sul do país, comunidades próximas da Costa do Golfo esperavam um congelamento profundo.
Condições
Mais de 30 milhões de norte-americanos receberam alertas climáticos de inverno neste sábado, em seus celulares, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, desde chuva a ventos fortes e neve pesada. Espera-se que uma grande parte dos Estados Unidos enfrente as condições mais frias do inverno até agora.
Os avisos de nevasca também estavam em vigor para a maior parte de Iowa, bem como para Dakota do Norte, Dakota do Sul e Nebraska. Michigan, Indiana e Minnesota estavam sob avisos de tempestade de inverno, com previsão de neve em muitas áreas. Na região dos Grandes Lagos, na manhã de sábado, mais de 300 mil famílias ficaram sem energia, de acordo com PowerOutage.us. E ventos fortes eram esperados em Illinois e Missouri.
Em Kansas City, onde o atual campeão do Super Bowl, o Chiefs, receberá o Miami Dolphins em um jogo de playoff de wild card na noite de sábado, as temperaturas estarão “bem abaixo de zero” no início do jogo, disseram os meteorologistas.
Nordeste
Partes de Nova York, Nova Jersey e Connecticut experimentaram quase 5 centímetros de chuva desde sexta-feira, de acordo com o Serviço Meteorológico, e mais chuva é esperada no sábado em algumas áreas. Upton, NY, em Long Island, registrou 1,82 polegadas de chuva, Newark registrou 0,91 polegadas e Central Park, em Manhattan, recebeu 0,89 polegadas.
Após a tempestade, centenas de pessoas ficaram sem energia em Long Island, enquanto milhares de cortes foram relatados em partes de Nova Jersey.
As chuvas de sexta-feira – que duraram a noite toda – causaram inundações em partes de Nova Jersey e levou à retirada de moradores próximo ao Rio Passaic, entre Paterson e Little Falls.
Emergência
No Texas, as autoridades estão se preparando para temperaturas bem abaixo de zero começando no sábado à noite. À medida que o ar frio se move para o sul durante o restante do fim de semana do aniversário de Martin Luther King, as temperaturas congelantes cairão perto da Costa do Golfo. Ao longo desta vanguarda haverá uma chance para uma mistura invernal de chuva congelante, granizo e neve no leste do Texas, Arkansas e Louisiana, de domingo a segunda-feira.
Em Oklahoma, o Serviço Meteorológico disse que “calafrios perigosamente frios”- tão baixos quanto 25 graus negativos – eram esperados às vezes, especialmente à noite e pela manhã. As autoridades estão pedindo aos residentes que evitem atividades ao ar livre.
Os governadores da Louisiana e do Arkansas declararam estado de emergência antes do agravamento das condições esperado para este fim de semana. “Será um frio perigoso, então a hora de se preparar é agora!” o serviço meteorológico em Little Rock avisou.