Rio de Janeiro, 22 de Fevereiro de 2026

Filme brasileiro é premiado no Festival de Berlim

O filme 'Feito Pipa', dirigido por Allan Deberton, ganha o Grand Prix no Festival de Berlim, destacando-se com sua narrativa comovente e atuações brilhantes.

Domingo, 22 de Fevereiro de 2026 às 17:26, por: CdB

O longa conquistou o Grand Prix do Júri Internacional de Melhor Filme da mostra oficial Generation Kplus e o Crystal Bear (Urso de Cristal), concedido pelo Júri Jovem.

Por Redação, com ABr – de Berlim

O filme brasileiro Feito Pipa, dirigido por Allan Deberton, foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Berlim, que começou no dia 12 de fevereiro e se encerra neste domingo.

Filme brasileiro é premiado no Festival de Berlim | Lázaro Ramos participa do filme interpretando Batista.
Lázaro Ramos participa do filme interpretando Batista.

O longa conquistou o Grand Prix do Júri Internacional de Melhor Filme da mostra oficial Generation Kplus e o Crystal Bear (Urso de Cristal), concedido pelo Júri Jovem.

Ao lado de Deberton trabalharam no filme o produtor Marcelo Pinheiro, o roteirista André Araújo e a diretora assistente e produtora de casting Luciana Vieira. O ator Lázaro Ramos participa do filme interpretando Batista, o pai de Gugu, vivido pelo ator Yuri Gomes.

Feito Pipa

O filme conta a história de Gugu, um menino de 12 anos, que sonha em se tornar um grande jogador de futebol.

Criado por sua a avó Dilma (Teca Pereira), uma professora aposentada que o educa de forma livre e afetuosa, sem se preocupar com os julgamentos dos moradores da cidade. Gugu evita morar com seu pai, com quem não tem uma boa relação devido à sua ausência.

Neto e avó vivem nas proximidades de uma barragem que, após a água baixar devido anos de seca, aparecem ruínas de uma cidade antiga. Com isso, as memórias de um passado traumático começam a despertar em Dilma os primeiros sinais de Alzheimer. Gugu então tenta esconder de seu pai a doença da avó.

Para o júri, o filme conquista por ter uma narrativa vibrante e com o protagonista jovem multifacetado, confiante e feroz; e com as formas frequentemente bem-

humoradas e comoventes com que aborda suas questões existenciais. Os jurados também destacaram a interpretação de Yuri Gomes e Teca Pereira.

Edições digital e impressa