A feira terá 20 barracas com empreendedores de diversas nacionalidades, como Angola, Argentina, Colômbia, Congo, Peru, Senegal, Síria ,Uruguai e Venezuela, e também do Irã, no Oriente Médio, que residem na cidade.
Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro
Gastronomia, moda, artesanato e cultura de vários países da África e América Latina. Assim é a Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais que se realiza, nesta quinta-feira, na sede da prefeitura do Rio de Janeiro, das 10h às 17h.
Idealizada pela Secretaria Especial de Cidadania, a feira terá 20 barracas com empreendedores de diversas nacionalidades, como Angola, Argentina, Colômbia, Congo, Peru, Senegal, Síria ,Uruguai e Venezuela, e também do Irã, no Oriente Médio, que residem na cidade.
A variedade de produtos e de comidas típicas de diversos países do mundo são os atrativos do evento. Roupas e tecidos africanos com suas belas estampas são alguns dos destaques. Brinquedos artesanais educativos em madeira, artigos de decoração, além de acessórios e peças em artesanato, como bijuterias em aço, pedras naturais e couro também estarão disponibilizados na feira.
O Secretário Especial de Cidadania, Leandro Pereira, ressalta a importância do evento para ampliar a integração e as oportunidades de trabalho para essa população de imigrantes e refugiados.
– A Feira Refúgio em Foco é um espaço para proporcionar maior visibilidade profissional e troca cultural para esses empreendedores que vivem em nosso município. Uma agenda que se firmou no calendário cultural da cidade e tem sido ampliada para vários bairros em parcerias – disse o secretário.
Entre as delícias que já viraram tradição na feira, destaque para pratos típicos do Congo, servidos pelo chef Kimberly; o bacalhau às natas, da angolana Mada; a arepa venezuelana, com massa à base de farinha de milho e recheios variados; as empanadas argentinas, que são preparadas na hora; e o patacon da colombiana Margarida, feito com massa de banana da terra e recheios diversos.
Serviço
Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais
Data: 7/11 (quinta-feira)
Local: Centro Administrativo São Sebastião (CASS)
Endereço: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova
Horário: 10h às 17h
CET-Rio programa interdições de túneis e elevados
A CET-Rio informa que o Túnel Santa Bárbara foi interditado, nesta quarta-feira, no sentido Santo Cristo, das 22h às 5h30, para obras de revitalização. A galeria no sentido Laranjeiras funcionará normalmente. Já os túneis Zuzu Angel e Acústico Rafael Mascarenhas serão fechados no sentido São Conrado, das 23h30 às 5h, para serviços de manutenção das galerias. A principal rota alternativa é a Avenida Niemeyer.
Elevados
O Elevado Presidente Itamar Franco e os túneis Luiz Jacques de Moraes e Paulo César Marcellino Figueiredo foram fechados, nesta quarta-feira, das 23h às 4h30, para manutenção de rotina. A alternativa para os motoristas será seguir pelo tablado superior do Elevado das Bandeiras, que irá funcionar no sentido Barra da Tijuca.
Já os elevados Engenheiro Freyssinet (elevado sobre a Avenida Paulo de Frontin) e Rufino Pizarro foram fechados no sentido Zona Norte, das 23h30 às 5h, para serviços de manutenção. Os motoristas poderão utilizar como rota alternativa a Avenida Paulo de Frontin.
Sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas, e operadores da CET-Rio farão o monitoramento das condições do trânsito e, se necessário, irão atuar. Além disso, os tempos semafóricos serão ajustados para a fluidez nas rotas de desvios e nos principais corredores das regiões.
A programação poderá ser suspensa a qualquer momento em razão de condições climáticas ou por questões operacionais da cidade.