Segundo a pasta, o DF conta, no momento, com 4 mil doses de CoronaVac para aplicação apenas como segunda dose (D2). A Secretaria de Saúde garantiu que todas as crianças que já receberam a primeira dose estão com a segunda dose armazenada e garantida.
Por Redação, com Brasil de Fato - de Brasília
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou na quarta-feira que a vacinação com CoronaVac contra a covid-19 será interrompida temporariamente até o envio de novo lote do imunizante pelo Ministério da Saúde.
A paralisação, que começou nesta quinta-feira, vale para aplicação da primeira dose. A CoronaVac é a única vacina no Brasil que pode ser aplicada em crianças de 3 e 4 anos.
Segundo a pasta, o DF conta, no momento, com 4 mil doses de CoronaVac para aplicação apenas como segunda dose (D2). A Secretaria de Saúde garantiu que todas as crianças que já receberam a primeira dose estão com a segunda dose armazenada e garantida. As vacinas de outros fabricantes não estão com estoques afetados.
"Cabe ressaltar que o estoque das outras vacinas de Covid-19 no DF está mantido. Portanto, usuários a partir de 5 anos devem continuar procurando as unidades de saúde para a imunização", informou a pasta.
Imunizadas
A vacinação contra covid-19 para crianças de 3 e 4 anos continua no Distrito Federal. De acordo com o vacinômetro da Secretaria de Saúde (SES), 1.457 crianças nesta faixa etária foram vacinadas no DF até o último dia 28.
A vacinação para crianças de 4 anos, de forma geral, foi liberada pelo GDF no último dia 22. As crianças de 3 anos continuam sendo atendidas na xepa, ou seja, recebem as vacinas que sobrarem quando faltar uma hora para o fechamento das salas de imunização.
Já o público de 5 a 11 anos contabiliza 184.206 crianças vacinadas com a primeira dose; 121.743 com a segunda; outras 210 já receberam a dose de reforço; 18, o segundo reforço; e 83 crianças vacinadas com dose única.
As crianças de 5 a 11 anos são vacinadas com a Pfizer Pediátrica, enquanto que os pequenos de 3 e 4 anos recebem a CoronaVac.
A imunização deste último público (3 e 4 anos) já está autorizada pelo Ministério da Saúde desde o dia 15 de julho; no DF, o esquema vacinal dos pequenos começou no último dia 22.
A recomendação para as crianças a partir de 3 anos é a mesma que para os adultos: duas doses com intervalo de 28 dias.