Rio de Janeiro, 02 de Fevereiro de 2026

Explosão de transformador mata idosa em Niterói

Uma idosa morreu após ser atingida por um galho de árvore em Icaraí, Niterói, após um suposto desarme de transformador. Entenda o caso.

Segunda, 02 de Fevereiro de 2026 às 13:57, por: CdB

Ocorrência foi na Rua Domingues de Sá, em Icaraí; testemunhas falam em explosão, mas Enel afirma que houve desarme após queda de galho.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Uma idosa morreu na tarde de domingo após ser atingida por um galho de árvore na Rua Domingues de Sá, próximo à esquina com a Rua João Pessoa, no bairro de Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Segundo testemunhas, o galho caiu após a explosão de um transformador da rede elétrica da região.

Explosão de transformador mata idosa em Niterói | Idosa morre após explosão de transformador em Niterói
Idosa morre após explosão de transformador em Niterói

Moradores relataram ter ouvido um forte barulho momentos antes do acidente e, ao saírem para verificar o que havia ocorrido, encontraram a mulher já caída no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes do quartel de Niterói foram acionadas por volta das 17h30 para atender à ocorrência, mas, ao chegarem ao local, os agentes constataram que a vítima já estava morta. Ela não teve a identidade divulgada.

Em nota, a Enel — concessionária responsável pelo fornecimento de energia na área — disse que não houve explosão no transformador. Segundo a empresa, um galho de grande porte caiu sobre a rede elétrica, provocando o desarme do equipamento na Rua Domingues de Sá, o que teria sido a origem do barulho relatado pelos moradores. 

“A Enel Rio informa que um galho de grande porte caiu sobre a rede elétrica da companhia, provocando um desarme em um transformador, na tarde de hoje, na Rua Domingues de Sá. O galho também atingiu uma pedestre, que morreu no local. Técnicos da distribuidora isolaram a rede para que os Bombeiros pudessem atuar”, diz trecho da nota.

Rede elétrica

A prefeitura lamentou o ocorrido, e ressaltou que a manutenção das árvores em contato ou próximas à rede elétrica é de responsabilidade da concessionária de energia que opera na região. O município informou que equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) acompanham o caso e vão avaliar a situação e tomar as providências necessárias.

O caso foi registrado na 77ªDP (Icaraí) e está sendo investigado pela Polícia Civil. A corporação informou que apura as circunstâncias da morte e requisitou um exame de perícia.

Edições digital e impressa