Rio de Janeiro, 24 de Dezembro de 2025

Explosão em asilo nos EUA deixa mortos e desaparecidos

Uma explosão em um lar de idosos na Pensilvânia resultou em mortes e desaparecidos. Autoridades investigam um possível vazamento de gás.

Quarta, 24 de Dezembro de 2025 às 12:41, por: CdB

Autoridades investigam vazamento de gás; ao menos cinco pessoas estão desaparecidas após colapso parcial do prédio.

Por Redação, com OESP – de Washington

Ao menos duas pessoas morreram e outras seguem desaparecidas após uma explosão que provocou o desabamento parcial de um lar de idosos no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, na terça-feira. A informação foi confirmada pelo governador Josh Shapiro.

Explosão em asilo nos EUA deixa mortos e desaparecidos | Governador Josh Shapiro durante entrevista coletiva sobre a explosão em asilo na Pensilvânia, Estados Unidos
Governador Josh Shapiro durante entrevista coletiva sobre a explosão em asilo na Pensilvânia, Estados Unidos

Segundo autoridades do condado de Bucks, ao norte da Filadélfia, a principal suspeita é de que um vazamento de gás tenha causado a explosão na Silver Lake Nursing Home. Parte do prédio ruiu, deixando moradores presos sob os escombros.

– Até o momento, há pelo menos dois mortos e sabemos que ainda há pessoas desaparecidas – afirmou Shapiro em entrevista coletiva. O chefe dos bombeiros de Bristol, município onde fica a instituição, disse que ao menos cinco pessoas são consideradas desaparecidas, número ainda preliminar.

Explosão

De acordo com os bombeiros, havia forte cheiro de gás quando as equipes chegaram ao local. A explosão ocorreu por volta das 14h19 no horário local (16h19 em Brasília) e causou um colapso estrutural significativo, com o desabamento de parte do primeiro andar. Moradores ficaram presos em escadas e elevadores.

O governador elogiou a atuação das equipes de resgate, que retiraram idosos do prédio carregando alguns deles nas costas. Shapiro também informou que o edifício havia mudado de proprietários neste mês e que inspetores estaduais de saúde realizaram uma vistoria no local em 10 de dezembro, com a definição de um plano para adequar as instalações às normas vigentes.

Edições digital e impressa