Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Exército russo anuncia novo avanço com captura de três cidades

A Rússia anuncia a captura de Dvurechasnkoye, Platonovka e Gai, intensificando sua invasão na Ucrânia. Entenda os desdobramentos.

Segunda, 17 de Novembro de 2025 às 13:54, por: CdB

A Rússia fez progressos nos últimos meses na Ucrânia, com o epicentro do progresso em Donetsk.

Por Redação, com Europa Press – de Kiev

As autoridades russas anunciaram nesta segunda-feira a tomada de mais três cidades em duas províncias ucranianas como parte de sua invasão, desencadeada em fevereiro de 2022 sob as ordens do presidente russo Vladimir Putin, sem que Kiev tenha comentado essas declarações de Moscou por enquanto.

Exército russo anuncia novo avanço com captura de três cidades | Rússia diz ter avançado e capturado três cidades na Ucrânia
Rússia diz ter avançado e capturado três cidades na Ucrânia

O ministério da defesa disse em sua conta no Telegram que as forças russas conseguiram “libertar” as cidades de Dvurechasnkoye em Kharkov, Platonovka em Donetsk e Gai em Dnipropetrovsk no último dia, sem comentar sobre as baixas entre suas tropas como resultado dos combates.

A Rússia fez progressos nos últimos meses na Ucrânia, com o epicentro do progresso em Donetsk. Moscou anexou as províncias parcialmente ocupadas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporiyia em setembro de 2022, enquanto também conseguiu penetrar em Kharkov, Sumi e Dnipropetrovsk, além de anexar a península da Crimeia em 2014.

Moradores de duas cidades romenas são evacuados após ataque russo

As autoridades romenas ordenaram a evacuação dos moradores de duas cidades romenas às margens do rio Danúbio, que faz fronteira com a Ucrânia, devido a um ataque russo a um navio carregado de combustível na costa ucraniana, na primeira medida desse tipo no país como resultado de um bombardeio do exército russo.

Inicialmente, os residentes do vilarejo de Plauru foram temporariamente realocados depois que o navio atacado pegou fogo. As autoridades tomaram essa decisão devido à proximidade e à natureza da carga a bordo, bem como à possibilidade de propagação das chamas.

Posteriormente, as autoridades também decidiram evacuar os moradores de Ceatalchioi, seguindo as estimativas da Comissão Nacional de Controle de Atividades Nucleares sobre o risco de explosão representado pela embarcação, informa o diário romeno “Libertatea”.

O Ministério da Defesa da Romênia confirmou no início da manhã que as tropas russas haviam realizado um ataque em áreas na Ucrânia, mas perto da fronteira, perto do condado de Tulcea, na noite de domingo para segunda-feira, embora não tenham detectado “intrusões não autorizadas” em seu espaço aéreo.

“Os sistemas de vigilância detectaram e rastrearam alvos no espaço aéreo ucraniano perto do condado de Tulcea. O Ministério notificou (…) sobre a necessidade de estabelecer medidas de alerta para a população da parte norte do condado. Uma mensagem de alerta foi enviada às 02:30, horário local”, diz um comunicado.

O ministério disse que realizaria “buscas em áreas onde pode haver riscos decorrentes da situação que ocorreu na noite passada”, enquanto informava a Otan “em tempo real” sobre “a situação” na fronteira com a Ucrânia.

Ele também “condenou veementemente” esses ataques contra alvos civis e infraestrutura ucranianos, “que são injustificados e constituem uma grave violação do direito internacional”.

Edições digital e impressa