Nascido na Espanha, padre Hortal completaria 99 anos no próximo dia 14.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Morreu nesta segunda-feira, aos 98 anos, o padre Jesús Hortal Sánchez, jesuíta, teólogo, jurista e educador que foi reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) entre 1995 e 2010. A morte foi confirmada pela própria universidade.

Nascido na Espanha, padre Hortal completaria 99 anos no próximo dia 14. Em comunicado, a PUC-Rio afirmou que a instituição “amanheceu mais triste” com a perda de um de seus principais líderes acadêmicos e religiosos.
Segundo a universidade, o religioso teve atuação decisiva no fortalecimento institucional da PUC-Rio, sendo reconhecido pelo compromisso com o serviço à Igreja e pelo diálogo constante com a sociedade.
Gestão
Durante sua gestão, houve avanços significativos na pesquisa acadêmica, com destaque para a expansão da pós-graduação, além do reforço ao compromisso social da universidade. Também foram ampliadas as relações com o setor produtivo, por meio de projetos patrocinados, iniciativas de inovação e estímulo ao empreendedorismo.
“Expressamos profunda gratidão pela convivência duradoura com Pe. Hortal, em sua missão voltada para a formação integral da pessoa humana; e pela amizade, determinação e inspiração presente e futura”, diz a nota divulgada pela PUC-Rio.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento do religioso.