Rio de Janeiro, 08 de Dezembro de 2025

EUA negociam contratos de terras raras com executivos de mineradoras

Diplomata dos EUA se reúne com mineradoras brasileiras para discutir contratos de terras raras durante a Exposibram em Salvador.

Terça, 28 de Outubro de 2025 às 20:31, por: CdB

O encontro ocorreu em Salvador durante a Exposibram, feira do setor que reúne algumas das principais companhias.A fonte, que falou na condição de anonimato, confirmou a informação.

Por Redação – de São Paulo

Encarregado de negócios dos EUA no Brasil, o diplomata Gabriel Escobar reuniu-se, nesta terça-feira, com executivos brasileiros do setor da mineração para discutir contratos de compra das chamadas ‘terras raras’. A informação foi divulgada pela agência inglesa de notícias Reuters, citando uma fonte com conhecimento do assunto.

EUA negociam contratos de terras raras com executivos de mineradoras | As chamadas ‘terras raras’ são indispensáveis na fabricação de componentes de alta tecnologia
As chamadas ‘terras raras’ são indispensáveis na fabricação de componentes de alta tecnologia

O encontro ocorreu em Salvador durante a Exposibram, feira do setor que reúne algumas das principais companhias.A fonte, que falou na condição de anonimato, confirmou a informação.

Pessoas ligadas ao governo do presidente norte-americano, Donald Trump, chegaram a citar as ‘terras raras’ como um assunto a ser debatido em reuniões com delegações brasileiras, mas não houve uma confirmação se ele foi discutido no encontro entre Lula e Trump no último domingo.

 

Conversa

Segundo o diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Julio Nery, Escobar esteve no local das exposições e conversou com representantes do segmento. Mas ele não entrou em detalhes sobre o assunto tratado.

— Ele (Escobar) já esteve em reunião com o Ibram três ou quatro vezes (recentemente)… e pediu uma agenda para conversar com o Raul Jungmann (presidente do Ibram) na Exposibram — revelou Nery, sem ampliar os detalhes.

Ainda nesta terça-feira, em Tóquio, os norte-americanos  anunciaram um acordo com o Japão e um acerto preliminar com a China, que deve ser debatido na reunião entre Trump e Xi Jinping prevista para a próxima quinta-feira, durante encontro de cúpula realizado na capital da Coreia do Sul.

Edições digital e impressa