Rio de Janeiro, 07 de Dezembro de 2025

Espanha financia mais de 60 projetos de pesquisa em IA

O Ministério da Ciência da Espanha destina 30,9 milhões de euros para 69 projetos de pesquisa em Inteligência Artificial, visando enfrentar desafios contemporâneos.

Sexta, 14 de Novembro de 2025 às 12:23, por: CdB

O objetivo dessa convocação é promover projetos de pesquisa no campo da IA com o objetivo de responder aos principais desafios científicos, técnicos, sociais e econômicos do nosso tempo, de acordo com o Ministério.

Por Redação, com Europa Press – de Madri

O Ministério da Ciência, Inovação e Universidades, através da Agência Estatal de Pesquisa (AEI), publicou a proposta de resolução provisória da chamada para projetos de pesquisa no campo da inteligência artificial (IA), que deverá conceder 30,9 milhões de euros para financiar 69 projetos de pesquisa.

Espanha financia mais de 60 projetos de pesquisa em IA | Governo espanhol apoia mais de 60 iniciativas de IA
Governo espanhol apoia mais de 60 iniciativas de IA

O objetivo dessa convocação é promover projetos de pesquisa no campo da IA com o objetivo de responder aos principais desafios científicos, técnicos, sociais e econômicos do nosso tempo, de acordo com o Ministério.

Os projetos terão duração de três a quatro anos e serão financiados com fundos da Agência Estatal de Pesquisa (AEI).

De acordo com a Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, a chamada promoverá a consolidação de uma massa crítica de pesquisadores de IA, já que cada projeto terá um ou dois pesquisadores principais, uma equipe de pesquisa com pelo menos dois pesquisadores e uma equipe de trabalho.

Um total de 69 projetos foi pré-adjudicado, dos quais 65% correspondem a universidades, 16% ao Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha (CSIC) e os 19% restantes a outras organizações de pesquisa.

Por comunidades autônomas, a Catalunha e a Comunidade de Madri responderam por 23% dos projetos cada, seguidas pela Comunidade de Valência, com 14%.

Inteligência Artificial

Entre os tópicos, a Inteligência Artificial em sistemas físicos se destaca com 20 projetos, seguida por Inteligência Artificial e Impacto Ambiental com 10, Inteligência Artificial e desafios teóricos/técnicos e Inteligência Artificial e desafios sociais e políticos com 8 projetos cada.

A Ministra da Ciência, Inovação e Universidades, Diana Morant, explicou que esses projetos “contribuirão para a formação, consolidação e treinamento de novos talentos de pesquisa altamente especializados em IA, gerando uma massa crítica suficiente e indispensável para garantir que a Espanha não apenas participe, mas também lidere, junto com a Europa, o desenvolvimento global de IA ética e confiável”.

Edições digital e impressa