Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Escola de samba feminina estreia no carnaval do Rio

Arquivado em:
Terça, 13 de Fevereiro de 2024 às 15:35, por: CdB

Além de muito samba no pé, o G.R.E.S. Turma da Paz de Madureira também tem como meta fomentar a cultura agregando educação respeito, igualdade, impulsionando mulheres e suas expectativas impactando o carnaval.


Por Redação - do Rio de Janeiro

A Turma da Paz de Madureira ou TPM, a primeira Escola de Samba Feminina do Brasil, foi às ruas de Madureira, Zona Norte do Rio, neste carnaval, com o enredo do carnaval 2024: ‘Lugar de Mulher é onde ela quiser’.

mulheres-madureira.jpg
O carnaval promovido pela TPM chegou às ruas de Madureira, na Zona Norte do Rio


Além de muito samba no pé, o G.R.E.S. Turma da Paz de Madureira também tem como meta fomentar a cultura agregando educação respeito, igualdade, impulsionando mulheres e suas expectativas impactando o carnaval.

– O Gres TPM atua no acolhimento e no apoio fortalecendo mulheres, atuando em suas vidas, buscando superação, respeito e igualdade. Somos todas irmãs, criando uma rede de apoio, uma com as outras através do Carnaval. Durante todo o ano estamos conectadas e nos apoiando, até porque, é muito difícil manter uma entidade feminina, precisamos ser respeitadas e ocupar nossos espaços – disse Barbara Rigaud, presidente da Escola.

 

Machista


O tão esperado desfile de 2024 da escola de samba foi uma reedição do G.R.E.S. Império Serrano de 2020 no qual se fala um pouco sobre as mulheres que atuaram na guerra e lutam por um país machista.

– Foi retratado a força ancestral de Oya senhora dos ventos, ela foi uma  mulher guerreira. Também iremos retratar Maria Quitéria (militar baiana que lutou na Guerra da Independência do Brasil) e nossa Rainha Marta da Seleção Brasileira. Podemos dizer que vamos do Jongo aos tribunais – garantiu Bárbara.

 

Sobre o Gres TPM


A TPM é uma instituição carnavalesca que visa o empoderamento e a inclusão das mulheres através da cultura do carnaval. Foi fundada em 2013 em Madureira, como bloco. Em 2022 se tornou a primeira Escola de samba feminina do Brasil, Grêmio Recreativo Escola de Samba TPM.

Em 2023 colocou na rua o primeiro desfile pela categoria Avaliação.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo